Nesta terça-feira 21 de maio, o propmark completa 59 anos de circulação ininterrupta. Publicação mais longeva do mercado de publicidade e marketing, nasceu no extinto Diário Popular, em São Paulo, a partir de uma coluna denominada Asteriscos, com notícias sobre o mercado publicitário, que evoluiu para o Caderno Propaganda e Marketing e passou a ser encartado na Gazeta Esportiva, posteriormente na Folha da Tarde, até chegar à distribuição independente, a partir de 1999.

Com uma longa trajetória, daqui a um ano este jornal se tornará um sexagenário. Chegar aos 60 anos de existência não é para qualquer um e, por si só, é um reconhecimento em um mercado de mídia em que veículos impressos, infelizmente, estão desaparecendo. Mas esse é um assunto para outro editorial.

Como o mais longevo veículo do trade, o propmark acompanhou ao longo dos anos todas as transformações do setor, retratando os fatos e destacando os assuntos mais relevantes. Nesta edição especial comemorativa, o tema escolhido é o mercado de patrocínios, que vem se tornando uma estratégia de comunicação transversal e movimentando todos os players da indústria publicitária.

O show de Madonna no último dia 4 de maio, na Praia de Copacabana, já considerado o ‘case de patrocínio do século’, deu mostras de como o setor está aquecido e envolvendo agências, marcas e veículos. Viabilizado graças aos patrocinadores oficiais Itaú e Heineken, o espetáculo reuniu nada menos do que 1,6 milhão de pessoas e gerou R$ 300 milhões para a economia do Rio de Janeiro.

O segmento sustenta uma grande variedade de eventos corporativos, esportivos, culturais e sociais. A Associação Patrocínio Brasil (APBR) informa que a volta gradual dos eventos presenciais foi essencial para o aumento do volume de patrocínios no último ano. Segundo a APBR, o mercado no país registrou um crescimento de 15% em 2022, em comparação com o ano anterior. Em 2023, quando o setor continuou a expandir, houve um aumento adicional de 10% a 12%, conforme indicado por análises de mercado conduzidas pela consultoria Deloitte e a empresa de pesquisa de mercado Ipsos.

“Esses números demonstram não apenas uma recuperação do setor após os impactos da pandemia, mas também uma resiliência e capacidade de adaptação notáveis por parte das empresas e organizações envolvidas nesse mercado. A retomada dos eventos presenciais não apenas impulsionou o volume de patrocínios, mas também trouxe uma diversificação de oportunidades e formatos de patrocínio”, destacou Adauto Gudin, presidente da APBR.

O crescimento do mercado de patrocínios é explicado, sobretudo, pelo interesse das marcas por oportunidades de se envolverem nos eventos ao vivo, que estão sendo impulsionados pela demanda de novas experiências e a vontade das pessoas de se encontrarem - presencialmente. Trata-se, verdadeiramente, de um contraponto à rotina digital e uma fuga das telas. Vivemos um período em que as pessoas buscam, sim, mais entretenimento, cultura e arte.

Nesta edição, o leitor encontrará matérias especiais com entidades, agências, empresas de out of home, veículos de comunicação e marcas, bem como artigos de articulistas, com análises sobre como os patrocínios permitem alcançar audiências específicas, oferecendo oportunidades únicas de engajamento com o público.

Reflexão
A polêmica da vez é o comercial da Apple  ‘Crush’, dirigido pela dupla Vania & Muggia, do elenco da produtora Iconoclast e criado pela house agency Media Arts Lab, que lista os features revolucionários da nova versão do iPad Pro. O filme mostra equipamentos démodé sendo esmagados, dando a impressão de que os dispositivos estavam obsoletos.

A propaganda não pegou bem. Em artigo exclusivo, Washington Olivetto questiona o que aconteceu com a marca que criou um dos filmes mais aclamados na história da publicidade mundial, o ‘1984’, para o lançamento do Apple Macintosh, e agora teve um comercial rechaçado pelo público, a ponto de pedir desculpas e tirá-lo do ar. Um dos mais reconhecidos publicitários brasileiros, Olivetto convida todos a uma reflexão. Vale a pena ler e refletir junto com ele.

Frase: “Um vencedor é um sonhador que nunca desiste”. (Nelson Mandela).

Armando Ferrentini é publisher do propmark