A capital da garoa, que nos últimos anos não tem feito muito jus ao seu apelido, reflexo das consequências do aquecimento global e mudanças climáticas, com estações mais quentes, nesta primavera está se mostrando totalmente diferente. Tivemos um outubro mais frio e chuvoso.

Se por um lado todos nós agradecemos pela chuva que caiu na semana passada - que ajuda a elevar os reservatórios de água -, por outro rezamos para que não soframos com alagamentos, paralisações de trens e trânsito caótico. Com chuva, praticamente tudo paralisa em São Paulo: faróis quebram, trens descarrilam, linhas de Metrô fecham, ninguém consegue chamar um Uber devido à alta demanda, enfim, um caos instalado.  

Esse foi basicamente o cenário da última quarta-feira (29) na maior metrópole da América Latina, um dia com eventos importantes do mercado publicitário, como a coletiva de imprensa da Globo para marcar os 10 anos do Globoplay, já um dos maiores streaming em audiência e engajamento, com cerca de 30 milhões de usuários mensais.

Próximo à sede da Globo, no Transamerica Expo Center, também ocorreu o MMA Innovate Brasil 2025, realizado pela Marketing + Media Alliance (MMA), que reuniu grandes players do ecossistema, como Nestlé, L’Oréal, Seara, Globo e Adsmovil, entre outros, para discutir temas como inovação e mídia.

Mesmo com o caos instalado devido à chuva, motivo de a repórter do propmark Bruna Nunes não ter conseguido fazer a cobertura in loco, pois ficou estancada em um ponto onde estava na cidade, sem conseguir pegar um carro de aplicativo ou andar de Metrô durante um período da manhã, os dois eventos ocorreram sem percalços. Certamente com uma audiência menor, mas com boa repercussão.

O ponto é: São Paulo não para. Nem mesmo uma chuva forte paralisa o ritmo de negócios da selva de pedra. Cada vez mais, profissionais de outras cidades, principalmente do Rio de Janeiro, se mudam para a capital paulista: “Eu tive de vir para cá, os principais negócios estão aqui”, relatou um jovem executivo dono de uma proeminente startup.

Enquanto São Paulo decola como o principal centro econômico do país, uma potência em variedade de negócios, reunindo as grandes companhias globais e nacionais, o mercado do Rio de Janeiro, infelizmente, diminui em tamanho e relevância. A escalada da criminalidade na cidade afasta cada vez mais o interesse das companhias.

Dentro do ecossistema do marketing, poucas marcas ainda têm as suas sedes na Cidade Maravilhosa, como Coca-Cola e TIM. Entre as agências, várias delas fecharam seus escritórios no Rio. Torcemos para que essa crise encontre luz no fim do túnel e a capital carioca volte a atrair turistas e ter um mercado vigoroso como outrora.

Voltando à capital paulista - onde o propmark mantém sua sede e gráfica própria, no bairro do Cambuci, região central -, cujo PIB (Produto Interno Bruto) supera R$ 828 bilhões, o que representa aproximadamente 10% do PIB do Brasil, é nela que também se concentram os maiores agentes da creator economy, que cresce e se consolida, impulsionada pelo grande número de criadores e novas tecnologias.

Nesta edição, o jornal traz um retrato de uma parte importante da economia criativa, que é o mercado de games. No Especial Games, a editora Janaina Langsdorff faz um raio X de toda a engrenagem dessa indústria e como a propaganda se insere nela. As competições de eSports, por exemplo, atraem cada vez mais o interesse dos jogadores e, consequentemente, os investimentos de marketing e publicidade das marcas.

Os números impressionam. Segundo a consultoria Newzoo, o mercado de eSports deve movimentar US$ 188,9 bilhões em 2025,  avanço  de 3,4% globalmente. Na América Latina, a indústria é avaliada em cerca de US$ 10 bilhões, de acordo com a Comscore. No Brasil, agências como Druid e Cheil despontam no desenvolvimento de campanhas e ativações para marcas que entenderam o potencial de negócios do universo gamer. Oportunidades, como mostra a matéria, não faltam.

Frase: “Metade dos problemas da vida decorre de dizer sim depressa demais e não dizer não cedo o bastante” (Josh Billings).

Armando Ferrentini é publisher do propmark