Durante toda minha trajetória busquei conhecimento através de treinamentos, livros, cursos online e outros formatos. Todos eles sempre enriqueceram muito e ajudaram a lapidar o profissional que sou hoje. Porém, as pessoas com quem tive o prazer e o desprazer de trabalhar, foram as que realmente me trouxeram, literalmente, referências de como poderia alcançar meu objetivo deixando uma marca positiva nos profissionais que estivessem comigo.
Recentemente, recebi uma mensagem de um membro que trabalhou em minha equipe, que, infelizmente, foi desligado devido a performance e entregas. A mensagem era um convite para um almoço, pois estava passando por alguns desafios e me via como um espelho bem grande de carreira. Durante um dia corrido, respondi prontamente que iria, mas ao fim do dia, naquele momento de descompressão, percebi que, tudo aquilo que sempre prestei atenção e aprendi no ambiente corporativo estava, enfim, gerando um impacto, e bom que positivo.
Muitas vezes não entendemos o quanto representamos na vida das pessoas. No momento que assumimos um cargo de gestão, esse impacto se torna ainda maior e a responsabilidade aumenta, e, diga-se de passagem, muito. E nos tornamos referência, não apenas no profissional, mas também passamos a influenciá-las pessoalmente. Uma rotina que tenho com meu time é de falar com cada um deles sobre os desafios da vida pessoal, pois acredito que alugamos o nosso tempo para as empresas que trabalhamos. E o aluguel que é pago, que chamamos de salário, deve ser utilizado para realizar o que realmente importa, que são nossos objetivos profissionais e pessoais. Sejam eles quais forem.
Vivemos bombardeados por inúmeras informações, dos mais diversos tipos. Isso faz com que tenhamos muito mais referências, boas e ruins. Os que não possuam uma base, uma educação estruturada, e discernimento, acabam traçando seus caminhos de forma errada por achar que podem se beneficiar de situações que mostram ser mais fáceis vencer.
Posso afirmar que nada vem fácil. Ouvi várias vezes do meus pais que para alcançar qualquer objetivo na vida é preciso trabalhar, e duramente. Criar alicerces sólidos. Se não nos aprofundamos no que fazemos e criamos alicerces fortes, no médio e curto prazo não conseguimos fazer com que o que construímos se sustente.
Uma casa, por exemplo, só se mantém forte e sem rachaduras quando, em primeiro lugar, possui um bom projeto estrutural.
Este projeto é o que dirá onde a casa deverá se apoiar para que, mesmo sob situações de tempestades, alagamentos, vendavais ou outros efeitos naturais, ela se mantenha de pé sem se abalar.
Conosco não é diferente. Passamos por inúmeras situações difíceis ao logo dos nossos dias. Mas se temos uma base forte, é possível superar todos os obstáculos, por mais difíceis que sejam, mantendo as nossas estruturas.
Por isso, se pudermos ajudar as pessoas ao nosso redor, transmitindo referências positivas que acrescentem suas visões de vida, seja ela profissional ou pessoal, sem dúvida nenhuma podemos vir a ser uma referência que fará diferença em suas vidas.
Já dizia Albert Schweitzer, filósofo alemão, “Dar o exemplo não é a melhor maneira de influenciar os outros. É a única”.
Edu Abreu é diretor-comercial da Adsplay