Mudar não costuma ser fácil. E desde que o Google anunciou que colocaria um fim no Universal Analytics a partir de 1º junho de 2023, o segmento de e-commerce se viu diante de grandes dúvidas. Migrar agora para a nova versão, o Google Analytics 4, ou esperar? Como essa evolução vai afetar o meu negócio?
A notícia causou incômodo, até porque o Universal Analytics tem a confiança de milhões de empresas em todo o mundo desde 2005. A ferramenta é valiosa para o comércio eletrônico por coletar e permitir a análise de dados relacionados a vendas, marketing e desempenho de produtos.
A entrada do Google Analytics 4 é vista como uma evolução, pois ela trabalha com machine learning, tecnologia que promete fornecer insights e ferramentas aprimoradas aos gestores de e-commerce. Além disso, espera-se que tenhamos um mapeamento mais aprimorado da jornada do cliente e uma coleta de dados de acordo com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).
A verdade é que o GA4 está mais preparado para atender as peculiaridades do e-commerce. A ferramenta vai conseguir alertar os gestores sobre produtos com alta demanda, calcular a probabilidade de churn e fazer análises para entender por que alguns consumidores tendem a gastar mais do que outros.
Se você quiser continuar usando a ferramenta, a atualização para o GA4 será obrigatória. Embora o Google ainda esteja trabalhando para melhorar o novo Analytics, os e-commerces devem fazer a migração agora, e não esperar até 1º de julho de 2023, quando a versão atual for descontinuada.
Atualizar desde já será útil para começar a coletar os novos dados para que, daqui uns meses, você já tenha um bom histórico para fazer análises mais aprofundadas e implementar mudanças. Mas não deixe só o GA4 rodando no seu e-commerce, mantenha o Universal Analytics funcionando para que os dados atuais continuem sendo processados.
Um ponto de atenção é que depois que o Universal Analytics parar de funcionar, e-commerces terão apenas seis meses para exportar o histórico. Se você não fizer, todos os dados da sua operação serão perdidos, sem chance de resgate.
Não deixe essa mudança para depois. Por mais que ela seja delicada e exija dedicação do seu time de Web Analytics, comece a se movimentar agora! Assim, sua equipe de marketing e vendas terá tempo para se familiarizar com a nova interface, enquanto a ferramenta coleta dados para formar o novo histórico da sua operação de e-commerce.
Guilherme Buch é CSO e sócio da Nação Digital