Simples é um adjetivo que descreve algo que é fácil de entender, realizar ou usar. Para um redator, um dos maiores desafios é escrever um texto simples que seja compreendido pelas pessoas. Na propaganda, a simplicidade criativa também voltou a ser valorizada. O Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions 2024, realizado entre os últimos dias 17 e 21 de junho, na Riviera Francesa, premiou ideias simples, perenes e com alto poder de conexão.

O que se viu na 71ª edição do mais importante festival da publicidade mundial foi uma  celebração à flexibilidade, imperfeição, autenticidade e ao fator humano. Campanhas como ‘Recycle me’ e ‘Thanks for Coke-creating’, ambas da Coca-Cola, eleita pela primeira vez na história a Creative Brand of the Year em Cannes, tiveram a ousadia, respectivamente, de trazer a lata da marca do refrigerante amassada e celebrar recriações imperfeitas do icônico logo por comunidades locais de vários países.

“Os dois projetos da Coca-Cola são uma ode à flexibilidade, a meu ver, porque destacam o que não é sólido e constante em um mundo marcado por tanta fluidez e transformação. Uma marca que se posiciona assim mostra que está em sintonia com o contemporâneo e com o que está acontecendo na sociedade. E é isso, uma sociedade imperfeita, então, que a gente também a celebre nas marcas”, diz Rafael Pitanguy, deputy global CCO na VML New York, um dos criadores do case ‘Thanks for Coke-creating’, desenvolvido pela VML São Paulo, em conjunto com os escritórios da rede em NY e Kansas, que se transformou em um dos mais premiados no Cannes Lions deste ano.

Ganhador do Grand Prix de Print & Publishing Lions, ‘Recycle me’ foi criado pela Ogilvy New York. O Brasil trouxe 92 Leões do festival e ajudou a apontar o futuro da indústria para os próximos anos. As agências brasileiras mais premiadas foram DM9, AlmapBBDO, GUT SP, VML e Africa Creative.

Em um ano em que a inteligência artificial foi tratada como coadjuvante, a criatividade humana prevaleceu, felizmente. Para Sergio Gordilho, o Cannes Lions 2024 foi uma clara reação à complexidade do “Pergunta lá no ChatGPT” ou do “Como você está usando IA?”. “Com isso, o festival teve mais trabalhos premiados baseados na limpeza do design, objetividade e simplicidade das ideias, exploração da criatividade através da tecnologia e narrativas familiares”, afirma o sócio, copresidente e CCO da Africa Creative.

Com júris mais técnicos e especializados, outra percepção é de que talvez nunca tenhase falado tanto sobre impacto e eficiência durante as premiações do Palais. “Com isso, os resultados deixam de ser o final dos cases, e passam ao centro da discussão. Uma prova é o GP de Titanium, o prêmio que aponta para o futuro da indústria, ter sido entregue para Doordash, uma promoção gigantesca e supercriativa, veiculada no espaço mais mainstream da TV americana. A solução criativa está ali. Mas é uma ação, acima de tudo, de impacto”, observa Tiago Abreu, executive creative director da GUT São Paulo, vencedora do GP de Media deste ano com ‘Handshake hunt’ para o Mercado Livre.

Em entrevista exclusiva, o head de branding do e-commerce, Iuri Maia, conta sobre a aposta e os resultados do Mercado Livre com criatividade.

Nesta edição, o propmark traz uma reportagem com depoimentos dos criativos citados acima, além de outros líderes de agências, que fazem uma análise sobre as tendências e lições deixadas pelo Cannes Lions 2024. Outra matéria é sobre a proliferação de brasileiros com participação em campanhas internacionais premiadas no festival.

A consultoria de pesquisa Warc, do Grupo Ascential, que organiza o Cannes Lions, também acaba de lançar o relatório ‘Creative impact unpacked’, que lista os principais ensinamentos presentes nos conteúdos gerados pela 71ª edição do festival.

Eliana
Com uma estratégia end to end, a Globo foi rápida em anunciar que passa a ser a representante comercial exclusiva para negociações de campanhas publicitárias da sua nova contratada, a apresentadora Eliana, que deixou o SBT após 15 anos.

Frase:  “O Brasil é um país com um enorme passado pela frente.” (Millôr Fernandes).

Armando Ferrentini é publisher do propmark