Tendências Todo profissional de comunicação está em busca de tendências. A publicidade é uma das atividades que estão sempre à frente do tempo, procurando identificar comportamentos do consumidor, buscando inovação e antecipando movimentos. Não é à toa que os grupos de comunicação realizam e se baseiam em tantas pesquisas de mercado para nortear as suas estratégias.  

Um dos mais recentes estudos disponíveis no mercado sobre tendências do ano é da rede Wunderman Thompson, do Grupo WPP, que organizou o relatório The Future 100 Trends and Change to Watch in 2023. Reportagem nesta edição esmiuça a pesquisa liderada pela diretora global de inteligência da WT, Emma Chiu.

Em um cenário em que persistem instabilidade política e deterioração ambiental, todos os sinais devem apontar para um ano sombrio e caótico. No entanto, as pessoas estão determinadas a mostrar resiliência, inovação e alegria diante da contínua dificuldade, indica o relatório. Metaverso, como não poderia deixar de ser, desponta entre as principais tendências do ano.

No texto de abertura da análise, Emma Chiu enfatiza que a tecnologia também vai estar no centro. “O ritmo em velocidade relâmpago da tecnologia vê a evolução de construir para viver o metaverso. Cada aspecto da vida está sendo explorado no metaverso - de nossas identidades digitais para a perspectiva de famílias virtuais (criadores virtuais, para construir casas virtuais - aninhamento digital). Mais importante, o metaverso está abrindo a porta para um futuro 3.0 como uma plataforma descentralizada que lentamente toma forma de web3. Comunidades, criadores e marcas são convidados a formar uma internet democrática que seja de todos, introduzindo novas fórmulas para tudo, desde propriedade para engajamento da comunidade (crypto clubes).”

O mapeamento de tendências contempla os temas: cultura, tecnologia
e metaverso, viagem e hospitalidade, marcas e marketing, comida e bebida, beleza, varejo e comércio, luxo, saúde e trabalho. Dos 100 tópicos globais, ligados às retrancas centrais, a WT fez um recorte de 20 como os mais harmonizados com o perfil cultural e socioeconômico da América Latina.

“Duas tendências especialmente relevantes para o Brasil, abordando cultura, saúde e trabalho, são a Inovação Originária, que destaca iniciativas tecnológicas para construir um futuro mais sustentável a partir de técnicas e conhecimentos dos povos originários da América Latina; e Empreendimentos Inclusivos, que mostram que o empreendedorismo que sempre ocorreu no Brasil agora está recebendo legitimidade de grandes empresas e visibilidade em eventos como a Expo Favela, que teve sua primeira edição presencial em 2022”, ressalta Vitor Amos, head de planejamento da WT no Brasil.

Inteligência artificial
Nas últimas semanas, a polêmica da vez esteve relacionada a outra tendência do momento: o ChatGPT. Ferramenta de inteligência artificial da empresa de tecnologia OpenAI capaz de criar textos a partir de diversos questionamentos e analisar grandes quantidades de dados, por exemplo, foi banida da Itália.

A plataforma teve as suas atividades suspensas por lei após se tornar suspeita de divulgar informações pessoais dos usuários da versão premium da ferramenta. De acordo com a Agência de Proteção de Dados italiana, o chatbot permanecerá proibido até que a plataforma se adeque à lei de proteção de dados vigente na União Europeia.

Ainda em março, mais de mil acadêmicos e executivos, incluindo o dono da Tesla e do Twitter, Elon Musk, assinaram uma carta pedindo uma pausa de seis meses nas pesquisas e nos desenvolvimentos de novas ferramentas de inteligência artificial.

A carta aberta, divulgada pelo Future of Life Institute, afirma que “sistemas de IA que competem com a inteligência humana podem representar riscos profundos para a sociedade e a humanidade”.

Apesar de várias empresas já terem propagado o uso do ChatGPT em atividades cotidianas, a utilização do chatbot implica em riscos iminentes, como a divulgação de fake news e cortes de milhares de postos de trabalho, o que mexeria com todo o mercado. Esperamos que a indústria encontre o equilíbrio necessário.

Armando Ferrentini é publisher do PROPMARK