Aumentar o número de seguidores é o pote de ouro de qualquer pessoa que produz conteúdo no Instagram. Quando se usa as redes sociais corretamente, o objetivo por trás do seu conteúdo é transformar seus seguidores em clientes ou compradores do seu produto.

Há 12 anos eu transformo meus conteúdos em grandes negócios. Mas ninguém precisa de todo esse tempo, nem de milhões de seguidores para se tornar relevante e ganhar dinheiro na internet.

Primeiro, é preciso entender que qualquer venda no Instagram é consequência de um relacionamento que você constrói com as pessoas pela rede. Para isso, a prioridade máxima deve ser produzir conteúdo de qualidade que sirva sua audiência, ensine algo, inspire e, mais importante, que mostre sua visão de mundo.

A Apple não vende iphone, ela vende um estilo de vida e um símbolo de status para   pessoas que pensam diferente. A Dove acredita na beleza real de todas as curvas e todos os corpos. Essas marcas são exemplos que compartilham suas crenças por meio do conteúdo e de seus produtos, fundamental para se diferenciar da concorrência e na decisão de compra das pessoas.

Muita gente na internet busca viralizar a todo custo, seguindo modas, tendências e áudio em alta. Em toda a minha jornada digital, meu objetivo nunca foi viralizar, mas crescer com constância, estratégia e a consciência de que meu trabalho transformava a vida das pessoas.

Eu lembro quando minha conta no Instagram teve o primeiro boom, 600 mil seguidores em um ano. Hoje são um milhão e duzentas mil pessoas. A questão é que, quando falamos do Instagram, como crescer na rede e vender, é preciso dar um passo pra trás, e entender que o seu perfil é o seu departamento de marketing ou parte dele. O seu conteúdo é um meio, não um fim.

Primeiro é preciso desmistificar a ideia de que apenas números importam. É claro que ter um grande número de seguidores é ótimo, mas o que realmente faz a diferença é ter uma comunidade fiel, composta por pessoas que estão realmente engajadas e apaixonadas pelo que você faz. Um grupo pequeno de fãs verdadeiros pode ser muito mais poderoso do que uma multidão de seguidores vazios.

A sua comunidade te segue, te acompanha, te defende, compra tudo o que você vende e é eternamente grata pela contribuição que você fez na vida deles. Então eu te pergunto: Quantos fãs fiéis você ou sua marca já conseguiram impactar?

Seu conteúdo precisa ter um propósito maior, criar uma conexão genuína com eles. Mas não é apenas isso. Valorizar quem está do seu lado é essencial. Desde o primeiro seguidor até aqueles que te acompanham diariamente, cada pessoa merece seu respeito e gratidão.

Nós vivemos na melhor época possível para empreender. O pequeno negócio ou o profissional que acabou de se formar tem o mesmo espaço do grande - e de graça! Não importa o seu tamanho, você tem um espaço para chamar de seu. Quantas pessoas decidiram fazer uma nova compra porque visualizaram no Instagram? No Brasil, quem faz sucesso no Instagram é porque simplesmente acreditou no potencial de uma rede que tem mais de 113 milhões de pessoas ativas.

Se tem algo que aprendi nesses 12 anos que estou na Internet é que o começo não vai ser perfeito - e às vezes não vai ser perfeito até o tempo presente. Muitas vezes, é preciso errar até ficar bom. Quando você chega no topo, não significa necessariamente que você tem um dom, mas que você tem técnica. Crescer não quer dizer nada se você não atrair as pessoas certas.

Seu perfil deve refletir a sua essência. O que seu Instagram diz sobre você é reflexo do que você é e acredita? Pense nisso.

Paulo Cuenca é especialista em marketing de conteúdo e CMO da holding Supernova