Com o Dia do Profissional de Marketing, comemorado neste 8 de maio, o propmark traz nesta edição depoimentos de líderes da área de algumas das principais marcas atuantes no país. O objetivo é homenagear os profissionais responsáveis em estudar o comportamento do consumidor e conduzir toda a parte mercadológica dos negócios. Lembrando que, acima de tudo, são eles que aprovam as ideias criativas que conectam as marcas com as pessoas nas ruas.
Em um cenário de mídia cada vez mais complexo e fluido, com uma variedade a perder de vista de canais de contato, os executivos têm o desafio diário de motivar suas equipes, se atualizar constantemente sobre as inovações tecnológicas e se envolver com profundidade no planejamento estratégico da empresa, sem deixar de perder o pulso das conversas nas redes sociais.
Uma conclusão em comum que os entrevistados chegaram é que nunca antes foi tão importante conectar dados com emoção e cultura. Equilibrar soft skills e hard skills também é outro caminho apontado para atender a um mercado cada vez mais exigente. E hoje em dia não basta ser um profissional só de marketing.
“O profissional de marketing não é só um profissional de publicidade, de mídia ou de definição de investimento para se conseguir negócio ou aumentar a awareness de uma companhia ou uma marca. Hoje em dia ele é mais um profissional ligado ao planejamento estratégico da empresa. É preciso estar muito ligado nas atualidades, obviamente, mas também em como internamente você impulsiona o negócio e a estratégia da empresa por meio das ferramentas de marketing”, exemplifica Daniel Bicudo, diretor de marketing e negócios da Azul.
Ser curioso é outra premissa em uma profissão que respira criatividade. “Ser um profissional de marketing nos dias de hoje é viver, de maneira intencional, uma vida que transpira curiosidade, repertório e estudo. Uma vida vivida de forma criativa é uma escolha diária, consistente, do caminho da curiosidade, em vez do caminho do medo, da falsa segurança”, reflete a superintendente de marketing do Itaú Unibanco, Thaiza Akemi.
Para Marina Daineze, diretora de marca e comunicação da Vivo, nos próximos anos, os cenários serão ainda mais complexos, nos quais as marcas precisarão ter posições consistentes em diversas pautas e engajar comunidades em torno de seu propósito.
“Além de ser cada vez mais digital e inovador no uso das tecnologias, será preciso ser relevante na construção de ambientes físicos e imersivos, para construir experiências memoráveis e únicas. É preciso estar aberto às novas tecnologias, saber trabalhar com inteligência artificial e ter coragem e curiosidade de testar e aprender. Nunca foi tão importante conectar dados e emoção, e isto é algo que o profissional de marketing precisa dominar muito bem”, diz ela.
Pautas como diversidade e inclusão também fazem parte da agenda do profissional de marketing. No entanto, acredita-se que a falta de uma cultura verdadeira de diversidade e inclusão em muitas empresas continua sendo uma das principais barreiras do mercado. “É necessário abrir mais espaço e oportunidades para novos rostos”, reforça Luana Pereira, gerente de marketing global de Dove.
Novidades
Mudanças importantes foram anunciadas no mercado de agências na última semana. A Accenture confirmou a compra da Soko, que se tornará parte da Droga5. Segundo a agência, com a aquisição, o objetivo será ampliar a influência no mercado brasileiro, além de fortalecer as capacidades criativas.
Na VML, liderada pela CEO Karina Ribeiro, houve movimentação com a chegada de Marcio Toscani ao time para assumir a posição de chief financial officer (CFO) e integrar o board da agência. Com mais de 20 anos de experiência no mercado, Toscani foi co-CEO e COO da Leo Burnett Tailor Made, onde atuou por mais de 12 anos, e co-CEO da Arc.
Frase: “Não precisamos de muito; somente de uns aos outros”. (do saudoso Carlito Maia).
Armando Ferrentini é publisher do propmark