Você conhece conteúdo. Consome diariamente na tela do seu celular, no seu trabalho, com seus amigos, para se divertir, para trabalhar e para evoluir. Você está fazendo isso agora, lendo este artigo.

Todos esses conteúdos são, por si só, uma experiência para você. Se positiva ou negativa, memorável ou esquecível, só cabe a você dizer — mas existem cada vez mais empresas entendendo que, se querem se destacar, é aí que elas precisam acertar.

Conteúdo é um motor, mas ele precisa ser pilotado corretamente. Quando ele é aliado das estratégias certas, que colocam o cliente ou usuário no centro e trabalha as emoções e sensações que as pessoas vão vivenciar, então a direção está no caminho certo.

É aí que nasce a Content Experience.

Estamos falando de uma metodologia baseada em dados, que foca a produção de cada conteúdo a partir das informações coletadas ao longo de todo o processo. É uma estratégia em constante evolução, em que os ajustes e aprimoramentos acontecem de acordo como as pessoas reagem com as ações.

Ou seja, os conteúdos são feitos perfeitamente para agradar o público-alvo. Isso leva a uma experiência altamente agradável, personalizada e frutífera, tanto para o consumidor — que está aproveitando algo relevante para sua realidade — quanto para a marca por trás — que está aumentando seus índices de geração e retenção de público.

Uma agência de Content Experience, então, é focada nesses pilares. Ela produz conteúdo cuidadosamente, de acordo com métricas e objetivos bem definidos, e desenvolve uma experiência inesquecível a partir dele.

Um ponto importante é lembrar que conteúdo, neste caso, não diz respeito apenas ao ambiente virtual. É o que muitas pessoas pensam automaticamente, uma vez que o marketing digital nos leva a isso mesmo; mas conteúdo não são só áudios, vídeos, imagens e textos na internet. Todas essas coisas podem fazer parte de uma estratégia, mas existe muito conteúdo possível de ser feito em “carne e osso”, ao vivo.

Ativações de live marketing também podem, e devem, seguir os princípios do Content Experience para trazer a melhor vivência possível para os participantes. A maneira com que isso é realizado pode variar muito, é claro; desde pequenos encontros com jogos e atividades divertidas até shows e convenções. Se bem realizadas, essas ações se tornam inesquecíveis.

O que faz tudo funcionar e dar resultados poderosos é um mix de planejamento criativo, tecnologia e, claro, produção de conteúdo.

Uma agência que oferece esse combo é uma verdadeira agência de Content Experience, e seu propósito maior é sempre garantir experiências únicas, modernas, intensas e reais, seja cara a cara ou através das telas.

Rodolfo Brizoti é sócio e head de criação, planejamento e content da EAÍ?! Content Experience