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A cada quatro anos uma escrita se repete. Em dia de estreia da Seleção Brasileira na Copa do Mundo os principais craques do time verde e amarelo não param de aparecer nas propagandas de todos os veículos e plataformas de mídia possíveis. Hoje não é diferente. Cada jogador tem o seu peso em termos de popularidade e as marcas analisam especialmente este quesito entre os principais atributos para escolher seu garoto-propaganda. Mas quais são os atletas mais conhecidos pela torcida brasileira?

O Ibope Repucom revelou nesta semana os dados de sua pesquisa CelebScore, especializada em avaliação de celebridades. O mais novo estudo mostra o nível de conhecimento da população quanto aos jogadores e o técnico da seleção brasileira. Considerando somente os craques que compõem a atual seleção no atributo awareness (nível de conhecimento), os mais populares são: Neymar (97,3%), Thiago Silva (76%), Marcelo (72,5%), Gabriel Jesus (70,7%) e Willian (57,6%). Destaque para os quatro primeiros que ultrapassam os 70% em nível de conhecimento.

O técnico Tite obteve um resultado expressivo, sendo conhecido por quase 89% dos entrevistados e, entre todos os membros da seleção brasileira, fica atrás apenas de Neymar. O lateral Daniel Alves, que ficou fora do grupo devido a uma lesão uma semana antes da convocação, também foi muito bem avaliado, o jogador obteve 82% de conhecimento e figurou no TOP 3 entre todas as celebridades esportivas avaliados nesta onda da pesquisa, atrás apenas de Neymar e o técnico Tite. Curiosamente o segundo jogador do ranking é o zagueiro Thiago Silva, que praticamente não teve a sua imagem vinculada a campanhas de Copa nos últimos dias.

Confira a tabela:

“Os jogadores da seleção desde sempre habitam o imaginário e admiração dos torcedores brasileiros e, além de suas performances em campo, também despertam enorme aspiração por serem influentes em ditar modismos e comportamentos. Neste contexto, as pesquisas especializadas em avaliação de atributos dos atletas permitem que os patrocinadores explorem com eficiência os valores nobres dos atletas, assim como suas forças e potenciais, conectando marcas e torcedores consumidores”, comenta José Colagrossi, diretor executivo do IBOPE Repucom.

A pesquisa online entrevistou 2 mil pessoas e representa um universo de mais de 80 milhões de internautas com 16 anos ou mais nas cinco regiões do país. Foram avaliados além do nível de conhecimento, fatores como nível de interesse pela celebridade e mais 25 atributos específicos entre Saúde e Beleza, Estilo de Vida, Comportamento e Influência.

Abaixo a análise mercadológica sobre a imagem dos jogadores realizada por Anderson Gurgel, professor de marketing esportivo do Mackenzie.

Neymar Jr.
Para Gurgel, apesar de ter a polêmica como um dos itens atrelados a sua imagem, o principal jogador da seleção brasileira tem inúmeros atributos interessantes que podem ser explorados pelas marcas, incluindo o seu lema “ousadia e alegria”, que já estampou até uma coleção de chuteiras da Nike. “Neymar é um jogador popular, arrojado e extremamente midiático. Ele também está sempre nas redes sociais e traz essa coisa da hiperconexão que agrada principalmente os mais jovens, além de gerar muito assunto. É um personagem que ainda tem algumas etapas de “heroísmo” a vencer, dentro do contexto de storytelling, mas tem uma jornada incrível”. Na visão de Gurgel, a quantidade de campanhas que o atacante protagoniza também representa um desafio para as marcas. “Foi interessante, por exemplo, a narrativa que a Gol utilizou”, lembrou.

Gabriel Jesus
“Gabriel é o extremo oposto de Neymar, apesar do talento que os une com a bola nos pés. O jogador do Manchester City é mais simples, desprendido e menos midiático. Na internet, por exemplo, as pessoas vivem relembrando que na Copa passada ele era apenas um garoto pintando a rua para os jogos da seleção (o momento foi registrado em foto). Neste ano, ele também está com bastante exposição. Quem conseguiu uma abordagem interessante foi a Vivo, relacionando o seu gestual de comemoração, o tradicional alô mãe, com a empresa”, analisa.

Tite
“Ele é um personagem interessante, que transmite atributos como segurança e credibilidade, além de passar a imagem de líder humano. Apesar de uma outra crítica normal, principalmente no período de convocação, a rejeição ao treinador é pequena. O seu discurso motivacional também funciona muito bem no mercado para a maioria das pessoas”, acredita Gurgel.

Paulinho
“Também está no ar na televisão e na web uma campanha protagonizada pelo volante para o Sportingbet. A marca utilizou de maneira interessante a narrativa da superação. Essa é uma linha que agrada muito, porque aproxima o personagem das pessoas e conecta muitos valores, principalmente a resiliência. Para citar um exemplo dentro do próprio marketing esportivo, o ex-jogador Ronaldo já teve esse mesmo atributo explorado em ações de marca”, finaliza.