Em entrevista ao propmark, Lucas Herdy faz um balanço desses quase dois anos do g1 jogos
Em setembro de 2023, o g1 entrou no universo dos games com a justificativa, à época, de que o investimento era um olhar especial para o modelo soft news e a ampliação de interatividade e serviços.
Hoje, quase dois anos após o início dessa nova área, a seção de jogos foi muito mais do que uma porta de entrada qualificada: ajudou no crescimento da audiência do portal.
"A área de jogos já registra tempo de sessão 40% maior do que a média da plataforma, um indicativo claro de permanência e envolvimento", conta Lucas Herdy, gerente de produto do g1.
O executivo destaca ainda que o tempo médio de dedicação aos passatempos também é relevante, já que as pessoas jogam, em média, mais de cinco minutos por sessão, especialmente no 'Palavras Cruzadas' e no 'Soletra'.
"Além disso, os jogos têm se mostrado uma porta de entrada qualificada: mais da metade dos usuários são logados, são 5 pontos percentuais mais jovens do que a média do g1 e são engajados socialmente, ampliando organicamente o alcance da marca para essa parcela mais jovem".
Confira a entrevista completa:
Afinal, por que que o g1 começou a oferecer jogos?
Somos o maior produto digital de notícias do Brasil impactando quase 60 milhões de usuários por mês e entendemos que era importante expandir a nossa oferta para além de uma cobertura robusta de hard news. Já estamos na rotina do usuário com informação de qualidade e excelência na curadoria. Com os jogos, vimos uma oportunidade de estar também no dia a dia das pessoas com conteúdos divertidos e que trazem benefícios, como o estímulo da lógica e do raciocínio, sendo uma alternativa ao 'doomscrolling', quando o usuário passa horas nas redes sociais sobrecarregando a mente com excesso de conteúdo fragmentado, muitas vezes negativo e improdutivo. O investimento nesse território complementar ao hard news também abriu um caminho de soluções customizadas e contextualizadas para as marcas. A dinâmica de cada jogo do nosso catálogo pode ser adaptada à realidade do anunciante, permitindo que ele esteja presente na experiência do público na resolução dos puzzles. Por exemplo, o 'Combinado', nosso lançamento mais recente, possibilita que os grupos de palavras que o usuário precisa identificar dialoguem com o universo da marca. O lançamento do g1 jogos também faz parte de uma evolução natural da sinergia histórica que existe entre grandes publishers e passatempos. No impresso, os leitores estão acostumados a encontrar não apenas ofertas de notícias, mas também de diferentes tipos de jogos, como Palavras Cruzadas e Sudoku. O The New York Times é um case conhecido, publicando suas primeiras 'Cruzadas' no impresso ainda nos anos 40.
Qual é o público que esses games atrai para o site?
Nossa oferta de jogos tem se destacado por atrair dois públicos em especial: os jovens de 18 a 34 anos, que representam quase 40% da audiência, e o público com mais de 55 anos, aproximadamente 25% da audiência. Em jogos, ambos os perfis têm participação acima da média do g1. Apesar das diferenças de rotina e hábitos, os dois perfis encontram valor nos passatempos, que preenchem com propósito os pequenos intervalos do dia e oferecem benefícios como estímulo à memória, à concentração e ao raciocínio. Para os mais velhos, o aspecto cognitivo e o formato clássico dos desafios têm grande apelo. Já entre os mais jovens, o fator social é chave: os jogos são diários, têm estatísticas de desempenho e permitem compartilhamento do resultado, o que gera engajamento recorrente nas redes sociais e nos grupos de WhatsApp, formando uma verdadeira comunidade. Hoje, por exemplo, existem influenciadores que criam conteúdo exclusivamente sobre a resolução de passatempos, incluindo alguns do nosso portfólio, como o 'Dito' e o 'Soletra'.
O g1 jogos existe desde quando?
O lançamento de 'g1 jogos' foi em setembro de 2023 com quatro opções de puzzles: 'Sudoku'; 'Palavras Cruzadas' e 'Caça-Palavras', ambos em parceria de conteúdo com a Coquetel; e o 'Dito', inspirado no fenômeno 'Wordle'. Em 2024, lançamos o 'Soletra', um dos mais acessados da plataforma e queridinho do público. Nesta semana, revelamos o 'Combinado', desafio de associação semântica entre palavras que amplia ainda mais nosso repertório. Todos os jogos são gratuitos, atualizados diariamente e apresentam dinâmicas variadas, com tempos de dedicação que vão de poucos minutos, como no 'Dito', que exige adivinhar a palavra do dia em até seis tentativas, até experiências mais longas, como o 'Soletra', que convida o jogador a formar dezenas de palavras a partir de um conjunto de letras.

Quais resultados trouxeram até aqui?
Em menos de dois anos, os jogos conquistaram um público fiel e engajado no g1. A área de jogos já registra tempo de sessão 40% maior do que a média da plataforma, um indicativo claro de permanência e envolvimento. Outra característica é que quase 50% dos usuários retornam no dia seguinte após jogar, e uma parcela relevante volta todos os dias da semana, um padrão raro mesmo entre produtos digitais com alta recorrência. O tempo médio de dedicação aos passatempos também é relevante: as pessoas jogam, em média, mais de cinco minutos por sessão, especialmente no 'Palavras Cruzadas' e no 'Soletra'. Esse nível de dedicação é expressivo quando consideramos o atual cenário de atenção fragmentada, marcado por conteúdos rápidos e de baixa profundidade. Além disso, os jogos têm se mostrado uma porta de entrada qualificada: mais da metade dos usuários são logados, são 5 pontos percentuais mais jovens do que a média do g1 e são engajados socialmente, ampliando organicamente o alcance da marca para essa parcela mais jovem. A audiência de g1 jogos segue crescendo: entre maio de 2024 e maio de 2025, nossa audiência cresceu mais de 20%, consolidando o melhor desempenho da editoria até o momento. Com o lançamento do 'Combinado', subimos de fase e estamos com ótimas expectativas para manter essa curva ascendente.