Marina Secaf, gerente-executiva de marketing, também faz um balanço do ano

Em 2024, a Perdigão comemorou seus 90 anos com uma série de ações. O segundo semestre do ano foi marcado por campanhas impactantes, como a de reforço das credenciais da marca e o patrocínio do reality show musical ‘Estrela da Casa’, o que gerou mais visibilidade.

Além disso, a marca foi patrocinadora oficial do primeiro jogo da NFL no Brasil, associando-se ao universo do churrasco com a linha ‘Na Brasa’. Houve também um rebranding, com uma nova identidade visual que incluiu a atualização do logo e embalagens, consolidando a conexão emocional com os consumidores. A comunicação digital teve destaque, com ações interativas como o chatbot ‘Cante com a Perdigão’, que gerou grande engajamento.

Marina Secaf, gerente-executiva de marketing da Perdigão, faz um balanço sobre 2024 e compartilha algumas das estratégias para 2025.

Qual o balanço que você faz das ações implementadas este ano?
Vejo que 2024 foi um ano muito especial para a Perdigão. A marca completou 90 anos e falamos internamente que esse marco não é apenas no dia que Perdigão realmente completou os 90 anos, mas sim um ano inteiro de celebrações, uma jornada que teve início no segundo semestre e vai até o ano que vem. Foi um segundo semestre com muita coisa, reforçando as credenciais da marca desses 90 anos. São poucas as que chegam aos 90 anos de vida e história sendo uma marca brasileira com todas as dificuldades que sabemos que tem aqui no mercado, com uma fortaleza de marca tão grande. Perdigão é a marca de alimentos mais escolhida do Brasil, é líder absoluta em diversas categorias, então você chegar saudável aos 90 anos com todas essas credenciais, realmente era algo muito importante para se comemorar. Foi um segundo semestre que começamos recheados de novidades e óbvio que não acaba porque uma das épocas mais importantes do ano para a marca está chegando, que é o Natal, com a marca referência e ícone da data, que é o Chester.

Quais foram os maiores aprendizados?
Tivemos grandes apostas neste segundo semestre. Começando em agosto, entramos com um trabalho novo no ar, que foi uma campanha de core para reforçar as credenciais da marca Perdigão nas categorias em que ela é líder. Fizemos uma comunicação diferente trazendo o tom da marca, com humor, muito protagonismo para os produtos, reforçando que ela é a líder e o atributo inquestionável de Perdigão, que é sabor. Foi uma comunicação diferente para empanados, para linguiças e para salsichas. Esse foi o start da nossa comemoração dos 90 anos. Na sequência, tivemos o patrocínio do ‘Estrela da Casa’, que era um formato novo, proprietário da Globo, e abraçamos esse desafio junto com eles. Então, foi uma novidade para a nós sermos a patrocinadora master de um reality show musical, o primeiro reality show musical do Brasil no formato de confinamento, e foi uma supervisibilidade, porque estávamos presentes todos os dias no prime-time da TV, no programa de maior audiência do horário e real time.

Marina Secaf, gerente-executiva de marketing da Perdigão (Divulgação)

Fomos aprendendo no dia a dia a melhor forma de nos conectarmos com os nossos consumidores, de achar a melhor linguagem, de ter as ações dentro do programa, que também foi uma supernovidade. Tivemos uma repercussão muito positiva das ações de prova e dos desafios que fizemos dentro da casa. Tivemos ainda o primeiro jogo da NFL no Brasil. Perdigão foi a patrocinadora oficial e o churrasco oficial da NFL no Brasil. Além de a Liga ser algo novo para nós como patrocínio, foi o primeiro jogo no Brasil, então, também teve toda a questão de brand experience, de a marca estar presente no jogo. Tudo isso aconteceu nesse segundo semestre, junto com todas as iniciativas que fizemos de chatbot, que também trouxe bastante interação durante o programa ‘Estrela da Casa’. Foi um segundo semestre com muita coisa nova para nós, com territórios já conhecidos da marca, mas com iniciativas diferentes dentro desse território, e gerou muita repercussão. Tivemos bastante visibilidade. Foi algo que repercutiu muito positivamente.

Teve alguma dificuldade na comunicação deste ano? Alguma campanha ou ação que vocês tiveram de recalcular a rota?
Temos vários KPIs aqui e, principalmente, para o ‘Estrela da Casa’, como sabemos do dinamismo de um reality show, em que você está ao vivo, nós montamos um war room com todas as nossas agências, desde offline, digital, PR até performance. Tínhamos as nossas reuniões diárias, para vermos exatamente como estava performando, além do nosso lab de performance, de monitoramento das redes sociais, para ver como estava a visão do consumidor, de quem interagia com a gente nas redes sociais, em função de tudo que estávamos veiculando e se colocando como marca. Algumas coisas pontuais, efetivamente, acabam acontecendo que a gente tem de monitorar. Mas não teve nada para recalcular a rota. Na verdade, enxergamos mais como oportunidade para melhorar um criativo ou trazer mais protagonismo para a marca. Tivemos muita interação com receitas, então mais do que nunca a gente viu o quanto explorar novas receitas, novos usos para os produtos já conhecidos, geram engajamento, geram interesse. Foram aprendizados que fomos vendo nesses monitoramentos, mais para melhorar e aprimorar a rota do que efetivamente termos de corrigir algo que não estava dando certo.