Monica Joseph, gerente comercial e marketing da Sanrio, conta detalhes sobre a comemoração de 50 anos da personagem

A Hello Kitty comemora 50 anos em 2024 mantendo a memória afetiva nas pessoas mesmo depois de tanto tempo. Recentemente, a Sanrio anunciou o lançamento de selos postais da personagem em parceria com os Correios, pela primeira vez na América Latina, para comemorar esse marco especial da empresa.

Além de uma linha exclusiva de acessórios de beleza e autocuidado com a Riachuelo, vestuário nos tamanhos adulto e infantil e peças de moda casa, desenvolvidas em parceria com a Casa Riachuelo.

Na entrevista a seguir, Monica Joseph, gerente comercial e marketing da Sanrio no Brasil, conta mais sobre as ações programadas em comemoração aos 50 anos da Hello Kitty, as diferenças na comunicação brasileira, estratégias, ações com influenciadores, entre outros assuntos.

Quais ações em comemoração aos 50 anos da Hello Kitty já aconteceram?
Para celebrar os 50 anos da Hello Kitty, organizamos uma série de eventos memoráveis. Iniciamos com a pintura de um muro feita pela artista Cléo Moreira no Beco do Batman, em São Paulo. Logo em seguida, lançamos a experiência imersiva "Hello Kitty: 50 Anos de Encanto e Magia", que proporcionou um mergulho único no universo da personagem. Além dessas ativações, desenvolvemos o "Hello Kitty Parade", um concurso para estilização de 50 esculturas de fibra da personagem, que resultou em uma exposição itinerante por diversos locais do Brasil. Em julho, tivemos a corrida, que reuniu mais de três mil mulheres no Jardim Botânico de São Paulo, com celebrações especiais pelo evento. Também, no mês de julho, tivemos a participação no Festival do Japão, o maior festival da cultura japonesa do mundo, com um estande tematizado, comemorando o aniversário da personagem. Realizamos colaborações com personalidades marcantes, sempre pensando em nossos fãs e lançamos produtos especiais e exclusivos, como uma pelúcia comemorativa, selo dos Correios, camisetas e outros itens, todos estampados com a identidade visual desenvolvida para a celebração dos 50 anos da personagem em 2024.

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Monica Joseph, gerente comercial e marketing da Sanrio no Brasil (Divulgação)

Quais ainda estão previstas?
Até o final do ano, ainda teremos várias ações programadas. Em outubro, pelo quarto ano consecutivo, contaremos com uma corrida infantil e, em novembro, realizaremos um evento especial de aniversário, que promete ser uma celebração inesquecível em um local marcante na cidade de São Paulo: a Roda Rico. Além disso, novas parcerias e colaborações especiais irão surpreender ainda mais nossos fãs e consumidores da marca. Essas parcerias envolvem tanto marcas de renome quanto influenciadores, estilistas e personalidades relevantes.

Como aconteceu a parceria da Sanrio com os Correios para a edição comemorativa de selos postais da Hello Kitty?
A parceria com os Correios foi fruto de uma iniciativa do próprio órgão para comemorar os 50 anos da Hello Kitty. Foi um processo colaborativo para desenvolver uma edição especial de selos postais da personagem, lançada pela primeira vez na América Latina. Além disso, contou com o apoio da equipe de design da Sanrio, que criou três modelos de selos únicos que capturaram a essência da Hello Kitty.

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Parceria com os Correios em comemoração aos 50 anos da Hello Kitty (Divulgação)

Quais ações de marketing ou campanhas mais emblemáticas nesses 50 anos?
Criamos uma identidade visual especial para comemorar os 50 anos da Hello Kitty, que tem sido um grande sucesso entre os fãs. Além disso, tivemos o projeto Hello Kitty Parade que, além da Hello Kitty ter recebido diferentes versões por variados artistas, conseguiu unificar cultura e arte de uma maneira democrática. A Hello Kitty sempre teve um impacto significativo na cultura pop e essas campanhas aumentaram sua popularidade ao longo dos anos no Brasil.

Pela Hello Kitty ser uma personagem global, a comunicação é diferente em cada país?
Sim, ajustamos nossa comunicação para se adequar às preferências culturais e às tendências de mercado de cada país. Aqui no Brasil, entendemos o nosso público, seus anseios e elaboramos conteúdo, além de desenvolver estratégias que atinjam diretamente o nosso mercado alvo. Claro, sempre mantendo a essência da Hello Kitty, mas adaptando as mensagens conforme necessário.

Quais as estratégias da Sanrio para manter a imagem da Hello Kitty na memória das pessoas?
A memória afetiva é um fator muito importante, visto que o amor pela personagem é comumente passado de geração para geração, o que torna a Hello Kitty um ícone atemporal entre os fãs. Nossa principal tarefa é constantemente nos relacionar com os nossos públicos para sempre fortalecer a conexão emocional. Dessa maneira, nossas estratégias incluem lançamentos regulares de novos produtos, eventos, colaborações com marcas reconhecidas e um contínuo envolvimento e engajamento nas redes sociais. Trabalhamos para manter a Hello Kitty relevante e presente na vida cotidiana das pessoas. Expandimos nossa linha de produtos para incluir diversos segmentos, que vão desde moda, cuidados pessoais, brinquedos, games, até itens para casa e artigos esportivos, além das experiências marcantes que desenvolvemos por meio de restaurantes, café e eventos em shoppings.

Quais os principais momentos da Hello Kitty no Brasil?
Por ser uma marca atemporal e que conversa com diferentes gerações, a Hello Kitty sempre se mostrou versátil ao longo dos anos no Brasil. A evolução permeou a história da marca através de diferentes ativações para encantar o público, produtos especiais para surpreender os fãs, collabs especiais com Kiss, Naruto, Turma da Mônica e Sabrina Sato, além de experiências e ativações especiais para fortalecimento do relacionamento com o público. Importante também ressaltar que a popularidade da Hello Kitty cresceu significativamente com o aumento do interesse dos brasileiros pela cultura japonesa e universo kawaii. Os traços da marca são minimalistas, proporcionando encantamento e beleza nos produtos e ativações, ajudando a consolidar a imagem da personagem no mercado brasileiro.

Como a comunicação evoluiu ao longo desses anos?
Ao longo dos anos, construímos campanhas com uma abordagem mais digital, utilizando trends do Instagram e TikTok para engajar uma audiência moderna e diversificada. Também estamos cada vez mais presentes em games e desenvolvendo conteúdos especiais para o YouTube, plataformas digitais, streamings e TV. Atualmente, utilizamos fortemente as redes sociais e marketing de influência para alcançar os fãs de maneira mais dinâmica e pessoal. Além disso, criamos o Sanrio Cast, um espaço B2B descontraído que explora mais sobre o universo dos personagens da marca, promovendo entrevistas com fãs, parceiros e licenciados, e divulgando as últimas novidades do mercado de licenciamento de marcas.

A Hello Kitty tem parceria com influenciadores? Se sim, quais e como é a estratégia?
Nossa estratégia é trabalhar com influenciadores dos mais variados segmentos que têm uma conexão autêntica com a marca. Por meio de ações orgânicas e publicidade paga, acordadas diretamente com o licenciado, alcançamos novas audiências e mantemos a marca relevante entre diferentes faixas etárias. De modo geral, as parcerias são estrategicamente escolhidas para aumentar o engajamento e alcançar novos consumidores. Os resultados têm sido muito positivos, expandindo a presença da Hello Kitty nas redes sociais e na grande imprensa.