O escritor e palestrante Joel Jota fez um paralelo com sua trajetória profissional para explicar a sua tese dos fundamentos da alta performance

O primeiro dia da Gramado Summit 2022, que ocorre entre hoje e sexta-feira (8), foi marcado por palestras com fundo motivacional para se alcançar sucesso na carreira e na vida. Após o keynote do CEO do evento, Marcus Rossi, que já antecipou a data da conferência de inovação no próximo ano – entre 12 e 14 de abril de 2023 –, a abertura do palco principal foi feita por Joel Jota, escritor do best-seller “Esteja, viva, permaneça 100% presente”, que falou sobre os fundamentos da alta performance.

Ex-nadador, o palestrante traçou um paralelo sobre a própria performance nas piscinas para mostrar como é possível ter resultados na “vida real” com muito treino. Jota começou a nadar ainda criança e, aos 15 anos, pensou em desistir, mas foi após o elogio do seu treinador, de que ele nunca faltava aos treinos, que decidiu melhorar. “Você quer estar motivado? Progride, melhora, avança”, aconselha.

Segundo ele, o primeiro fundamento da alta performance é treino. “É acertando que se aprende, que vence e tem mais valor”. Depois de uma derrota numa disputa com o nadador e medalhista Gustavo Borges, em quem mirava, Jota decidiu abandonar as piscinas. “Eu não perdi, eu tomei uma surra dele. Pensei na época: se eu não nasci com braços de campeão, que eu tenha a mente campeã”.

Foi a partir daí que começou a usar o seu talento de se comunicar bem para obter sucesso profissional. Escreveu seu primeiro livro depois de três anos testando seu método. “Não tenha pressa, se você reconhece o seu talento e treina, consegue chegar lá”.

Joel Jota durante a sua palestra na Gramado Summit, que bateu recorde de público este ano, com seis mil pessoas/Foto: Luringa/Divulgação

Lembrando que o segundo fundamento da alta performance é o talento, Jota afirma que o sucesso é treinável. “A única maneira de ser respeitado é ter resultado”. Ele também destaca que a melhor maneira de mudar um hábito é mudar de ambiente. “Eu entrei na USP e fiquei bom. Só tinha pessoas boas lá, melhores do que eu, e foi aí que melhorei”.

Por fim, o terceiro fundamento da alta performance é a confiança. Na visão de Jota, se alguém está sendo cobrado é porque as pessoas confiam em você. Mas ressalta: “Aprenda a confiar em você mais do que qualquer outra pessoa. Se não fosse pelo Gustavo Borges, eu não seria o Joel Jota. Seja obcecado por resultados”, resumiu ele.

Ciclos

Na mesma linha, Nelson Sirotsky, ex-presidente do Grupo RBS, abordou o tema “Ciclos da paixão de empreender”. Com 69 anos, o autor do livro “O oitavo dia” falou sobre suas diversas fases profissionais e de sua trajetória na indústria da comunicação onde começou ao lado de seu pai, fundador da RBS. Para ele, a vida é vivida por ciclos, divididos em três: o primeiro são os fundamentos; o segundo é a fase do propósito; e o terceiro é a etapa de reinvenção.

“Na nossa juventude, formamos os nossos valores, fundamentos. Na segunda fase, definimos os propósitos. E na terceira, que é onde eu me encontro, somamos os fundamentos e aprendizados para se reinventar. O segredo é o aprendizado que somos capazes de conquistar, independentemente da idade”.

Sirotsky reforça que estudo e curiosidade são indispensáveis para a construção do futuro. Para ele, as experiências trazem aprendizados nos erros e acertos. “Não tenham medo de experimentar, errar faz parte e os acertos chegarão”.

Segundo ele, em 2015, após deixar a presidência do Grupo RBS, resolveu revisitar seus propósitos e lançar o livro “O Oitavo dia”. Para Sirotsky, a capacidade de pensar pode ser a maior ferramenta da vida e o tempo é o nosso maior ativo. “O passado a gente não muda, o futuro é incerto e a gente tem mesmo é que viver o presente”, sintetizou ele.

Realizada no Serra Park, em Gramado (RS), a Gramado Summit vai reunir mais de 150 palestrantes nos três dias. Neste ano, o 'festival do futuro' bateu recorde de público, com cerca de seis mil pessoas.