Para Henrique Azeredo, idealizador, sócio e 'papai do Patties', a vinda do cliente tem que ser consequência, não o meio

Simples e bem feito. Esse era o desejo de Henrique Azeredo quando decidiu ter a sua própria hamburgueria e foi sob este conceito que no dia 1 de abril de 2019 nasceu o Patties, na região do Brooklyn, em São Paulo.

Bebendo da fonte originária do McDonald's e da primeira hamburgueria do mundo, White Castle, o clássico pão, carne e queijo da metrópole paulista se tornou o "point" de quem gosta de relembrar o sabor da infância.

"Todas [as hamburguerias clássicas] se industrializaram e este conceito do início se perdeu. Foi justamente isso o que eu quis trazer: o início do Hambúrguer, quando o pão, a carne e o queijo eram fatias similares de tamanho, mas com carne fresca, queijo fresco, batata feita na casa", explicou o "papai do Patties", como Henrique se autodenomina.

Atualmente, a hamburgueria conta com três lojas em São Paulo, apelidadas carinhosamente de portinhas, e sete dark kitchens, que são cozinhas que funcionam apenas para delivery.

As inspirações nas outras casas de hambúrguer ficam claras para o público, desde aquele mais distraído até para o com o olhar mais afiado, e todas as lojas do Patties possuem um arco dourado, fazendo referência ao Arcos Dorados (nome do CNPJ do McDonald's na América Latina).

Já no interior das "portinhas", o revestimento de tijolos brancos traz o clima do White Castle. Além disso, as inspirações também aparecem na logo marca da hamburgueria. "É como se fosse um easteregg. Nas laterais do logo, existem um 'M' de McDonald's e um 'W' de White Castle", explicou Henrique.

As redes sociais como CPF e não CNPJ

Qualidade e custo benefício são pontos cruciais na hora da fidelização de clientes, mas existe outro ponto que contribui para que o Patties seja a primeira opção para alguns dos amantes do hambúrguer: a proximidade da hamburgueria com os seus clientes por meio das redes sociais.

A conta oficial do Patties no Instagram conta com mais de 250 mil seguidores e é usada por Henrique como CPF e não CNPJ, com posts em primeira pessoa e com tom de voz mais descontraído.

Com três anos, um público fiel nas redes e um faturamento de R$ 5 milhões por mês, o Patties não tem pretensão de anunciar em outros meios como TV e mídia OOH. "[Esse tipo de comunicação] É muito cara, então prefiro concentrar o investimento em agradar o cliente com campanhas legais e outras realizações que os beneficiem do que gastar para chama-los... Acredito muito que a vinda do cliente tem que ser consequência e não o meio em si", ressaltou Henrique.

Colaborações com a nostalgia

Ao longo da trajetória, o Patties se destacou no mercado não só pela nostalgia, mas também pelas colaborações que fez. Em 2020, a hamburgueria anunciou a colaboração com o Bob Esponja e a parceria contava com hambúrguer, snack, sorvete, copos e embalagens personalizados, além de itens de vestuário como meias e boné.

Segundo o idealizador da hamburgueria, o lançamento com Bob Esponja teve um início difícil por se tratar de uma promoção diferente do que o setor estava acostumado. Henrique explicou que, no começo, o time global da animação não estava aberto para um novo modelo.

"A equipe do Brasil [do Bob Esponja] ajudou muito no processo e criamos um contrato novo, um piloto global para um novo tipo de promoção e essa disrupção deu tão certo que virou um case global. Hoje o contrato do Patties é um novo modelo de negócio no mundo todo", afirmou Henrique.

Depois da coleção com o cozinheiro da Fenda do Biquíni, foi a vez do Patties fechar uma colaboração com uma de suas inspirações, o White Castle, além de outras com Budweiser, Bob's, a franquia mexicana Chaves e, recentemente, uma colaboração com alguns chefes renomados nacionais para que a versão Patties dos hamburgueres da Copa do Mundo.

Hoje, Henrique celebra o sucesso das colaborações, não só por ter agradado os fãs da marca mas também por terem aumentado o faturamento do seu "filho" e ressalta que apesar do dinheiro, o que o alegra é ver a realização do próprio sonho.

"A colaboração com Bob Esponja aumentou mais de 100% o faturamento nas lojas e Chaves quase 80%. Só o gasto que a gente tem nessas campanhas não se pagam normalmente, mas ta tudo bem, a realização do sonho e a honra de fazer algo icônico vale pra mim, pessoalmente, mais do que qualquer faturamento e no final do dia a gente ganha muito como marca, então vale cada centavo", finalizou.