O festival internacional de criatividade Cannes Lions  anunciou que o holandês Paul Polman, CEO da Unilever, será homenageado com o Cannes LionHeart Award,  em reconhecimento ao compromisso de construir a sustentabilidade no centro (coração) das operações da Unilever. Polman assumiu o cargo de CEO da Unilever em 2009 e, desde então, liderou um ambicioso plano para dissociar o crescimento da empresa de FMCG da pegada ambiental global e aumentar seu impacto social positivo por meio do Plano de Vida Sustentável da Unilever. Introduzido em 2014, o Cannes LionHeart é um prêmio honorário, apresentado a um indivíduo que aproveitou o poder da marca comercial para fazer uma diferença significativa e positiva para as pessoas ou para o planeta.

Polman, que chegou a cogitar ser padre na juventude, acredita em empresas virtuosas, a antítese da doutrina anglo-saxã segundo a qual o principal objetivo de uma empresa deve ser enriquecer seus acionistas. Ele defende que as empresas devem ser administradas de maneira sustentável, algo que implica realizar investimentos, pagar salários justos aos funcionários e fabricar produtos saudáveis, com o menor dano possível ao meio ambiente – o que, no longo prazo, é mais benéfico para os lucros, pois sociedade e acionistas não precisam estar em conflito. Seu mérito está, justamente, em construir uma empresa socialmente virtuosa, ao mesmo tempo em que cria valor para seus acionistas. A multinacional anglo-holandesa de bens de consumo e alimentos tem cerca de 18% de share, mundialmente, e só faz crescer. 

Recentemente, a Unilever anunciou a transferência de sua sede de Londres para Roterdã, uma decisão altamente simbólica antes do Brexit e um revés para o governo britânico. Depois de quase um século de presença jurídica no Reino Unido e na Holanda, o grupo anunciou sua intenção de centralizar sua sede em Roterdã, onde pagará seus impostos, decisão de consequências mais simbólicas do que em termos empregos.

Philip Thomas, CEO da Ascential Events e Chairman do Cannes Lions, disse que o compromisso de Paul com o crescimento de negócios sustentáveis ​​a longo prazo é uma inspiração para outros líderes empresariais.

“Paul fez da Unilever um exemplo brilhante do que pode ser alcançado quando a criatividade e a inovação são integradas aos negócios. Adicione a isso seu trabalho com a ONU, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e o co-fundador da Unesteotype Alliance, da Unilever”, disse Thomas. 

O executivo é presidente da Câmara de Comércio Internacional, membro do Conselho de Negócios Internacionais do Fórum Econômico Mundial, membro da Equipe B e membro do Conselho do Pacto Global da ONU e do Consumer Goods Forum, onde preside o Comitê de Sustentabilidade. Ele desempenhou um papel significativo no desenvolvimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e, agora, na promoção de ações para sua entrega como membro do Grupo de Defesa dos Direitos de Desenvolvimento Sustentável. Polman também é membro do recém-lançado Coalition for Inclusive Capitalism Project e conselheiro de One Young World.

Sobre o prêmio, Polman declarou: “Está ficando cada vez mais claro que o crescimento sustentável, orientado por objetivos, é a melhor maneira de atender às necessidades de longo prazo dos consumidores e da sociedade. Marcas de propósito estão no centro da nossa abordagem, e ser reconhecido pelo Festival Internacional de Criatividade do Cannes Lions é um tributo à criatividade, motivação e paixão de todas as nossas equipes da Unilever em todo o mundo.”

Polman receberá o prêmio na noite de sexta-feira, 22 de junho. 

Leia mais
Cannes tem programação mais imersiva
Academia de Startups do Cannes Lions Innovation recebe inscrições