Brasileiro assume novo mandato à frente da Associação Internacional de Radiodifusão até 2027, entidade que reúne 17 mil emissoras das Américas

O brasileiro Paulo Tonet Camargo foi reeleito, por aclamação, presidente da Associação Internacional de Radiodifusão (AIR) para o período de 2025 a 2027. A decisão foi tomada nesta terça-feira (4), durante a 50ª Assembleia Geral da AIR, realizada em Brasília, com a presença de delegações de empresários e radiodifusores de diversos países das Américas.

A AIR reúne 17 mil emissoras comerciais de rádio e TV das três Américas e tem como objetivo fortalecer a radiodifusão e a liberdade de expressão na região. A ABERT, representante brasileira no encontro, foi anfitriã da assembleia.

“É particularmente especial para mim e para a ABERT participar da recondução de Paulo Tonet Camargo, um profissional dedicado à radiodifusão e à defesa da liberdade de imprensa”, afirmou Cristiano Lobato Flôres, presidente-executivo da entidade.

Em seu discurso, Tonet destacou avanços obtidos em seu mandato anterior, como o documento que estabelece diretrizes para a regulação das plataformas digitais nas Américas e o progresso da radiodifusão brasileira na implantação da TV 3.0. Para o novo ciclo, o executivo pretende ampliar estudos e iniciativas voltadas à sustentabilidade do setor. “Queremos desenvolver temas relativos à sustentabilidade do negócio do rádio e da televisão, criando novas oportunidades para as emissoras das três Américas”, declarou.

A Assembleia aprovou ainda a criação das câmaras de Rádio e Televisão e de vice-presidências temáticas — entre elas, as áreas de tecnologia, liberdade de expressão e jurídica, esta última sob responsabilidade de Flávio Lara Resende, vice-presidente institucional da ABERT.

Imagem do topo: Divulgação