Em evento com Google Cloud, Galaxies apresenta tecnologia que moderniza estudo de dados
Nesta terça-feira (28), o evento 'Galaxies e Google Cloud - Personas Sintéticas' reuniu profissionais de tecnologia, marketing e negócios para discutir inovações e como as empresas coletam dados, entendem o seu público e tomam decisões estratégicas. Realizado em parceria com o Google Cloud, o encontro apresentou as personas sintéticas e seu poder de democratizar o acesso a pesquisas de mercado. Elas surgem como aliadas de marcas que buscam respostas mais assertivas para realizar as suas comunicações.
Personas sintéticas
As personas sintéticas são modelos criados a partir de dados sintéticos, uma alternativa para coletar e analisar informações de maneira rápida, porém respeitando a privacidade dos usuários. Diferentemente dos dados tradicionais, os sintéticos preservam informações pessoais e garantem a precisão necessária para gerar insights.
Oferecem ainda assertividade, auxiliando marcas e agências a compreenderem melhor as preferências e jornadas de compra do público-alvo para cada lançamento ou campanha.
A plataforma desenvolvida pela Galaxies é um exemplo de como as personas sintéticas podem ser utilizadas em estratégias de marcas. Ela incentiva os usuários a responderem questionários personalizados com uma abordagem lúdica e divertida, muitas vezes, com temas que se conectam com a cultura pop, premiando a participação com moedas virtuais que podem ser trocadas por recompensas.
A partir das respostas de cada questionário, as personas sintéticas são criadas e podem ser atualizadas sempre que necessário, garantindo que as informações estejam alinhadas às mudanças do mercado.
Entre os principais diferenciais das personas sintéticas está a possibilidade de "conversar" com elas, em um chat online na plataforma da Galaxies, para entender preferências de compra e outros comportamentos relevantes. Apesar de gerarem insights detalhados, elas impedem que informações pessoais sejam compartilhadas durante as interações com as personas no chat da Galaxies.
Antes de participar das pesquisas, os usuários também precisam aceitar os termos de conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), reforçando o compromisso ético da Galaxies.
Conexão com marcas
Daniel Victorino, CEO da Galaxies, destacou durante o evento que as personas sintéticas encontram adesão em segmentos como o farmacêutico, de entretenimento e bens de consumo. "Hoje, empresas desses setores lidam com desafios enormes, como gerenciar dezenas de marcas e lançar centenas ou até milhares de produtos por ano. Para elas, a pesquisa tradicional não é mais viável, nem em custo nem em agilidade. Cerca de 50% a 70% dos lançamentos acabam falhando, o que representa muito dinheiro perdido. Com as personas sintéticas, conseguimos oferecer uma solução escalável e eficiente para otimizar essas decisões."
Victorino também comparou o impacto da tecnologia ao que empresas como Airbnb e Uber fizeram em seus mercados. "Queremos democratizar o acesso à pesquisa para empresas que não têm condição de contratar grandes institutos como Nielsen, Ipsos ou Kantar. Além disso, a nossa abordagem não é de exploração de dados, mas de uma relação mais saudável entre marcas e consumidores."
O encontro demonstrou que as personas sintéticas representam uma tendência promissora no mercado de pesquisa, capaz de combinar assertividade, velocidade e segurança de dados para a tomada de decisões estratégias de marcas imersas em um cenário onde a eficiência é indispensável.