Lideranças das principais agências do país falam, entre outras coisas, sobre como lidar com a volatilidade do mercado

O ano de 2024 foi um período de grandes desafios e conquistas para as agências de publicidade, que marcou um crescimento e adaptação às mudanças econômicas e tecnológicas.

Muitas agências se destacam pelo aumento no escopo de clientes e pela conquista de grandes contas. Ao mesmo tempo, elas precisaram lidar com a volatilidade do mercado e com a tarefa de manter a criatividade e qualidade, mesmo em um cenário desafiador.

2024 também foi um ano de reafirmação da relevância das agências no mercado, com algumas alcançando posições de destaque e ganhando prêmio relevantes, o que indica uma consolidação positiva para o setor. De modo geral, foi um ano de crescimento, inovação e adaptação, sendo que os profissionais estão otimistas em relação a 2025.

“2024 foi um ano excelente para a Africa Creative, marcado por mudanças que desencadearam grandes conquistas, refletindo o talento e a dedicação do nosso time. Superamos desafios, como inovar em um cenário de redes sociais em constante transformação, com estratégias atualizadas. Destacam-se a reestruturação de liderança, campanhas históricas como a de 100 anos do Itaú com Madonna, conquistas de contas relevantes e prêmios que reafirmam nosso compromisso. A Africa Creative nasceu disruptiva e criativa e são essas características que continuaremos a cultivar em 2025. A conexão com nossos clientes, aliada à criatividade, seguirá como prioridade.” Márcio Santoro, sócio, copresidente e CEO da Africa Creative
“O ano de 2024 foi um de transformações estruturais na WMcCann, com a chegada de Renata Bokel à presidência, minha atuação como COO, Agatha Kim como CSO e a criação da vice-presidência de dados liderada por Vitor Miguel. Fortalecemos nossa operação com foco em dados e resultados, renovando a parceria com o Banco do Brasil e expandindo na Nestlé, com um hub exclusivo para e-commerces. Terminamos o ano entre as top 3 agências no Agency Scope e celebramos sucessos de clientes como Elseve, Seara e Chevrolet. Em 2025, seguiremos impulsionando marcas com tecnologia, criatividade e inovação, transformando desafios em conquistas.” Carol Escorel, COO da WMcCann
“Foi um ano marcante para a Artplan, com a inauguração da nova sede em São Paulo e avanços liderados pela CEO Gláucia Montanha, que tem impulsionado transformação digital e inovação. Nomeamos uma nova trinca nacional de CCOs, fortalecemos a colaboração com o Grupo Dreamers e intensificamos o uso de dados e tecnologia. Entre as conquistas, fomos eleitos a melhor agência independente do Brasil no El Ojo, entramos no Top 10 do Agency Scope e ampliamos clientes como Samsung e Grupo Yduqs. Em 2025, queremos reforçar nosso compromisso com diversidade, criatividade e soluções estratégicas, continuando a criar campanhas memoráveis.” Antonio Fadiga, sócio e presidente da Artplan
"2024 foi excepcional para a AlmapBBDO, com 13 novas contas, como Amazon, Burger King e Yamaha, além do título de Agência Mais Eficaz do Mundo pelo Effie e 16 Leões de Cannes, incluindo um GP. Enfrentamos desafios como adaptação ao cenário econômico e integração de tecnologia à criatividade, mas isso nos fortaleceu. Consolidamos o LAB Humanidades e a área de Martech, lideramos o índice de maturidade digital do Google e avançamos em D&I. Com um ambiente inclusivo e inovador, esperamos crescer 20% em 2025, mantendo a criatividade no centro de tudo." Fernanda Tedde, COO da AlmapBBDO
"Foi um grande ano para a Grey. Crescemos 50% no time, ampliamos resultados nos clientes locais, ganhamos projetos globais e fomos uma das 6 agências brasileiras mais premiadas em Cannes. Começamos 2025 com três novos clientes, dois deles sem concorrência. Nosso foco segue na qualidade do trabalho, no sucesso dos clientes e na felicidade das pessoas, com um board atuando junto à equipe. Queremos continuar criando campanhas memoráveis que impulsionem o crescimento dos parceiros. O resto é consequência." Manir Fadel, CEO e CCO da Grey

Leia a matéria completa na edição do propmark de 13 de janeiro de 2025

(Crédito: Foto de Joanna Kosinska na Unsplash)