Nomes das principais entidades do mercado contam o que esperam do ano de 2025

Fernando Tourinho, presidente do Sinapro-SP, destacou 2024 como um ano muito positivo para a publicidade brasileira, que alcançou um crescimento de quase 20%. Ele atribuiu esse desempenho à retomada do poder de compra dos brasileiros, ao avanço do PIB e à redução da taxa de desemprego divulgada pelo IBGE.

Além desses fatores econômicos, o mercado também foi impulsionado pela realização de grandes eventos que movimentam a publicidade, como as Olimpíadas de Paris. A ausência de ações dessa magnitude em 2025 pode apresentar um novo desafio para o setor, assim como lidar com clientes cada vez mais imersos.

Ainda assim, o relatório da Dentsu Global Ad Spend Forecasts prevê um crescimento médio de 5,2% no mercado para este ano, que se inicia com grandes expectativas e projeções. Como entidades avaliam esse futuro? Confira a seguir.

“Um dos desafios significativos para os anunciantes tem sido conquistar e manter a atenção do cliente em meio a um fluxo incessante de informações, mensagens publicitárias e estímulos digitais. O consumidor moderno, hiperconectado, exigente e empoderado, tornou-se seletivo. Nosso papel será aprofundar o debate sobre o impacto da inteligência artificial no marketing, avançando em diretrizes que priorizem a ética, a criatividade e a segurança. A personalização de experiências multicanais, o marketing de influência, as mídias digitais emergentes e a emergência climática também são prioridades para 2025” Sandra Martinelli, CEO da ABA e membro do Executive Committee da WFA
“2024 foi dinâmico para o setor de marketing de experiências e live marketing. Observamos a retomada de projetos, especialmente aqueles regionais e sazonais, que mostraram grande força. Entre os principais desafios, destacamos a busca por relações mais justas e equilibradas. Questões como concorrência job a job, prazos de pagamento extensos e a dinâmica entre anunciantes e agências seguem como áreas que demandam avanços. Outro ponto desafiador foi o início de práticas de ESG. Para 2025, as perspectivas são promissoras. Estamos confiantes no potencial criativo do mercado e preparados para atuar em um cenário que promete ser ainda mais desafiador e inovador” Heloisa Santana, presidente-executiva da Ampro
“2024 foi muito positivo para a publicidade, que registrou um crescimento de quase 20%, impulsionado pela retomada do poder de compra dos brasileiros, pelo avanço do PIB e pela queda da taxa de desemprego. Um dos principais desafios para o mercado foi lidar com as grandes incertezas no cenário global, como a continuidade da guerra entre a Rússia e a Ucrânia, conflitos no Oriente Médio e as eleições nos EUA. Para 2025, o grande desafio é se manter aquecido em um ano que não tem eventos como Olimpíadas e Copa do Mundo. Pretendemos aumentar o número de agências participantes do próximo Censo do Observatório da Diversidade na Propaganda Minorados” Roberto Tourinho, presidente do Sinapro-SP