Levantamento da Flint e Galaxies indica avanço da creator economy além dos influenciadores

A presença estratégica nas redes sociais já faz parte da rotina profissional da maioria dos brasileiros. É o que mostra uma pesquisa realizada pela Flint, plataforma voltada à profissionalização na creator economy, em parceria com a empresa de tecnologia Galaxies. De acordo com o levantamento, 77% dos profissionais acreditam que criar conteúdo digital fortalece a reputação e amplia oportunidades de negócios, enquanto 41% consideram o domínio da chamada 'linguagem creator' determinante para o sucesso na carreira.

O estudo ouviu profissionais de diferentes áreas de atuação em todo o país e aponta que a produção de conteúdo deixou de ser uma prática restrita a influenciadores e criadores nativos das redes. O movimento tem impulsionado o surgimento do conceito de ‘InfluProfissional’, adotado pela Flint para designar especialistas como médicos, advogados, engenheiros, arquitetos e consultores que utilizam o conteúdo como extensão da atividade profissional.

“Não estamos falando de celebridades digitais, mas de profissionais que usam o conteúdo como extensão da carreira. A pesquisa mostra que a linguagem das redes se tornou transversal a todas as profissões”, afirma Christian Rôças, CEO da Flint.

Entre as habilidades mais desejadas pelos entrevistados estão criatividade e geração de ideias (85%), marketing de conteúdo (65%), gestão de tempo e produtividade (63%) e escrita e comunicação (62%). A pesquisa também revela disposição para capacitação: 72% dos profissionais afirmam estar dispostos a investir em cursos e treinamentos.

Apesar do interesse, o levantamento mapeia obstáculos recorrentes, como dificuldades técnicas com plataformas e ferramentas (38%), baixo retorno de engajamento ou monetização (34%) e falta de tempo (33%). Barreiras emocionais também aparecem, como medo de julgamentos (40%) e resistência à exposição (36%). Ainda assim, 53% demonstram interesse em monetizar o conteúdo produzido.

O estudo aponta ainda que marcas têm ampliado investimentos em projetos de capacitação digital para colaboradores e parceiros, como forma de ampliar alcance e engajamento. “Quanto maior for o entendimento desse público e da linguagem digital, maiores são as chances de creators e marcas irem a mercado com abordagens mais precisas”, afirma Daniel Victorino, CEO e fundador da Galaxies.

Segundo a pesquisa, iniciativas recentes de empresas como Natura, Porto, Mercado Livre, Google, LinkedIn e Apsen indicam a consolidação do conteúdo digital como ferramenta estratégica também no ambiente corporativo.

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