O business to business se apropriou de storytelling, propósito de marca e atributos sensoriais típicos das ações para os consumidores finais
O marketing B2B é algo maior do que a métrica tradicional pode imaginar. As grandes marcas anunciantes em todo o globo fazem negócios diretos com revendedores de porte macro para despejar seus SKUs nos pontos de venda, como aconteceu na semana passada em São Paulo, na 39ª edição da Apas Show, cuja expectativa é gerar R$ 16 bilhões de negócios nos seus quatro dias.
Portanto, Ambev, Coca-Cola, Unilever, Nestlé, Colgate-Palmolive, General Motors, Volkswagen e tantas outras precisam estar alinhadas com projetos mercadológicos direcionados ao trade/varejo, que envolvem técnicas específicas, mas também fomentar ações B2C para o público B2C e ter a anuência dos consumidores finais nas suas escolhas, consolidar branding e ampliar suas fatias de mercado.
Os varejistas também são anunciantes e fazem ações cooperadas com as marcas.
Segundo pesquisa coordenada pelo Instituto Intelligenzia, ‘O status do mar- keting B2B na América Latina – edição 2025’, esse mercado está em expansão, mas também em adaptação.
“Dados apontam que, em 2025, mais de 55% das empresas brasileiras aumentarão seus orçamentos de marketing, mesmo em um cenário econômico desafiador.
Entre as principais prioridades estão a aquisição de novos clientes (65%), a melhoria da experiência do cliente B2B (61%) e o fortalecimento do branding (47%). Isso demonstra uma clara orientação para estratégias que integram tecnologia, personalização e branding”, detalha a análise, que teve coordenação da executiva Emilia Bertelli, fundadora da Intelligenzia.

A pesquisa também destaca o papel crescente das ferramentas digitais, com o Google Ads sendo apontado como o principal canal para geração de leads no Brasil, enquanto o conteúdo orgânico lidera em outros países da região.
“Tecnologias emergentes, como a inteligência artificial, já começaram a fazer parte das estratégias, embora ainda representem um desafio para 24% das empresas brasileiras. Com novas tecnologias, e desafios econômicos globais, as empresas precisam de informações claras para tomar decisões estratégicas. Este relatório apresenta uma visão completa sobre tendências, investimentos e prioridades do marketing B2B em países-chave da AL”, prossegue o conteúdo inicial da pesquisa.
Leia a matéria completa na edição do propmark de 19 de maio de 2025