Estudo da Magna mostra que 90% dos entrevistados usam o serviço na mesma quantidade ou com maior frequência do que antes de março de 2020, no período pré-pandemia
Os usuários da Twitch utilizam a plataforma para fins cada vez mais diversos, que vão desde eventos de e-sports a shows e festivais de música ao vivo. É o que aponta o estudo “O Auge do Livestreaming”, da Magna, empresa especializada em pesquisa da Mediabrands.
De acordo com o levantamento, a ferramenta da Amazon, em particular, está alinhada com a expansão do streaming – 90% dos entrevistados, por exemplo, relatam usar o serviço na mesma quantidade ou com maior frequência do que antes de março de 2020, na pré-pandemia.
Um dado interessante que a pesquisa traz é sobre o senso de comunidade. 93% dos entrevistados responderam que o conteúdo da Twitch os ajuda a se sentirem incluídos. O público da Geração Z, diz o estudo, tem uma conexão genuína com os criadores de conteúdo e procura maneiras de apoiar esses profissionais.
“A descoberta mais interessante do estudo é o senso de comunidade que surge do streaming ao vivo. Em um mundo hiperconectado, criar comunidades pode ser muito desafiador. No entanto, o poder do streaming ao vivo gerou um espaço onde as pessoas podem criar conexões únicas e compartilhar mais do que apenas conteúdo”, afirma João Dabbur, diretor geral da Magna Brasil.
Uma característica que, segundo ele, pode representar "uma grande oportunidade" para o estabelecimento de conexões entre marcas e criadores.
O estudo traz ainda que os usuários têm níveis semelhantes de abertura para anúncios publicitários. As mensagens lidas pelos influenciadores são tão aceitas (49%) quanto aquelas que oferecem um serviço gratuito para assistir ao anúncio (51%).