Obra é uma co-autoria de Philip Kotler, Waldemar Pfoertsch, Uwe Sponholz e Marcos Bedendo
Os avanços tecnológicos e a mudança de mentalidade trazem a necessidade de repensar o marketing e o livro “Marketing H2H: A Jornada do Marketing Human to Human”, não apenas incentiva um novo modo de pensar, mas oferece uma reflexão sobre os caminhos de implementação. A obra que é uma co-autoria de Philip Kotler, Waldemar Pfoertsch, Uwe Sponholz e Marcos Bedendo, foi lançada oficialmente nesta quarta-feira (3) na ESPM, em São Paulo.
O evento contou com a presença online de Philip Kotler e Waldemar Pfoertsch, e presencialmente de Marcos Bedendo, promovendo reflexões sobre o futuro do marketing com uma abordagem centrada no ser humano e na construção de conexões genuínas, práticas éticas e a perenidade dos relacionamentos.
“Acredito que quando falamos de marketing H2H no Brasil, temos que levar em consideração e enfatizar as relações culturais, a confiança e as conexões humanas para o mercado brasileiro. Entender as oportunidades de desenhar as experiências do consumidor, personalizar e engajar as experiências trazendo os clientes para junto da marca”, afirma Waldemar Pfoertsch.
O professor Marcos Bedendo falou sobre algumas das mensagens que o livro traz, incluindo possíveis mudanças que seriam necessárias para sair de uma perspectiva tática para uma mais estratégica, demandando mudanças na área de marketing das empresas, mas também dos profissionais atuantes. “Os profissionais de marketing precisam ser capazes de entender uma série de coisas, como discutir estratégia e entender dinâmicas de mercado. Isso é um pouco também do que fala no livro, como podemos trabalhar conhecimento de pessoas, de consumidor, para transformar em relacionamento para a empresa? Naturalmente, o marketing vai participar de discussões estratégicas, como inovação, novos produtos, novas estratégias de avanço no mercado e deixar de lado aquela perspectiva de ser simplesmente a área que executa ou que traz leads para uma área de vendas. E começamos a perceber que o marketing também está indo muito além dessa relação de consumidor”.
Philip Kotler apresentou um pouco sobre o cenário geral que deu origem ao conceito do marketing H2H trazendo reflexões sobre humanismo, capitalismo, democracia e pensadores como Sócrates e Platão. “Nós precisamos ter certeza de que não supervalorizamos o crescimento a qualquer custo. Nós queremos qualidade de vida para as pessoas também. Precisamos ser mais ecocentrados e dar mais valor aos recursos naturais e aos recursos humanos. E agora, quando temos a inteligência artificial para nos ajudar a fazer isso, não é para substituir a inteligência humana, mas para melhorar a inteligência humana”.
A obra chama a atenção para uma visão mais ampla, estratégica e comunitária do marketing, focada na cocriação de valor, que pode evoluir com a tecnologia ao mesmo tempo que mantém o contato humano. “O que nós poderíamos fazer para desenvolver o bem maior para o maior número de pessoas possível? Quando fizemos uma análise custo-benefício é uma ferramenta que nos dá os melhores resultados, certo? Então, o marketing H2H vem de uma perspectiva humanística e o seu objetivo é produzir mais sorrisos”, finaliza Kotler.