A política de combate à desinformação climática da plataforma vai remover conteúdos considerados prejudiciais ao bem-estar

O Pinterest lançou uma nova política que trata da desinformação climática para manter as afirmações falsas e enganosas sobre mudanças climáticas, incluindo teorias da conspiração, fora de todos os conteúdos e anúncios da plataforma.

Como parte das Diretrizes da Comunidade sobre desinformação, a política de combate à desinformação climática remove o conteúdo considerado prejudicial ao bem-estar, à segurança ou à confiança do público, incluindo:

  • Conteúdo que negue a existência ou os impactos da mudança climática, a influência humana sobre a mudança climática ou que a mudança climática seja apoiada por um consenso científico.
  • Conteúdo falso ou enganoso sobre soluções para a mudança climática que contradizem o consenso científico amplamente estabelecido.
  • Conteúdo que deturpe dados científicos, inclusive por omissão ou supressão de evidências, com o intuito de minar a confiança na ciência climática e em seus especialistas.
  • Conteúdo nocivo, falso ou enganoso sobre emergências de segurança pública, incluindo desastres naturais e eventos climáticos extremos.

Todos os anúncios no Pinterest precisam seguir as Diretrizes da Comunidade da plataforma que também atualizou as Diretrizes de Publicidade para proibir todos os anúncios que contenham teorias da conspiração, desinformação e mentiras relacionadas à mudança climática.

“A política ampliada contra a desinformação climática é mais um passo na jornada do Pinterest para combater a desinformação e criar um espaço online seguro”, afirmou Sarah Bromma, diretora de políticas do Pinterest.

O Pinterest formou parcerias com alguns especialistas, como a Climate Disinformation Coalition e a Conscious Advertising Network, para ajudar a orientar e desenvolver a nova política com base em temas comuns de desinformação percebidos nas plataformas de mídia.

“A desinformação climática em plataformas digitais é uma séria ameaça ao apoio necessário do público para resolver a crise climática. Nós encorajamos outras pessoas a conhecerem os esforços do Pinterest para reduzir a desinformação sobre as mudanças climáticas”, afirmou Michael Khoo, copresidente de desinformação climática da Friends of the Earth.