Plataforma apontou que essa parcela da população representa mais de 40% da base global dos seus usuários

O Pinterest apresentou o relatório "A geração Z ganhou o mundo. Entenda como as marcas podem aproveitar esse momento", que oferece informações sobre a população nascida aproximadamente entre 1997 e 2012 e dá dicas para os anunciantes se comunicarem com eles.

Segundo os dados, a chamada GenZ representa mais de 40% da base global de usuários da plataforma e é mais engajada que as demais, resultando em um aumento de 30% nas pesquisas ano após ano.

Além disso, as informações também apontaram que, para eles, o Pinterest não é um "passatempo ativo" como as outras redes sociais, fazendo com que essa parcela da população utilize a plataforma com propósito e intenção de compra. O relatório apontou que 84% desses usuários semanais dizem que descobrem produtos que atendem ao seu gosto ou estilo enquanto fazem compras no site.

Com base nas informações da pesquisa, o Pinterest também preparou algumas dicas para ajudar os profissionais de marketing a entenderem melhor e alcançar esse público de maneira significativa.

Dentre as dicas, a plataforma ressaltou a importância de as marcas aparecerem nas pesquisas, uma vez que à medida que geração Z fica mais velha, ela passa a procurar pro ideias para decisões e compras do dia a dia e, de acordo com o relatório, esse movimento significa interesses comerciais como comida e bebida, que são pesquisas que cresceram 37% em relação ao ano anterior para a geração Z, e moda.

A segunda dica propõe a criação de tração para transações. De acordo com os dados, a geração Z salva quase 2,5 vezes mais pins e cria 66% mais pastas do que outras gerações, além de terem sete vezes mais probabilidade de comprar produtos que salvaram anteriormente.

Essas informações apontam que, para as marcas, esse tipo de engajamento deve estar alinhado às táticas de campanha, seja diversificando CTAs para incentivar uma combinação mais ampla de ações ou engajando usuários que interagiram com seu conteúdo anteriormente.

Outra sugestão é tornar os produtos mais compráveis, já que a parcela da geração Z que usa o Pinterest semanalmente têm 1,3 mais probabilidade de ter comprado pela internet na última semana do que as pessoas que não usam a plataforma.

Como uma geração que é conhecida por ser agitada e estar sempre em buscas das novas tendências, também é importante que as marcas identifiquem os novos gostos de forma antecipada e, para isso, elas podem usar as ferramentas Pinterest Predicts e Pinterest Trends para orientar essas pessoas a fazerem escolhas usando formatos de anúncios divertidos, como o Quiz Ads.

Por fim, o Pinterest sugere que as empresas conectem as pessoas à cultura, ajudando essa parcela da população a se preparar para grandes momentos culturais, por exemplo, e veiculando guias de compras com produtos selecionados para diferentes situações, como roupas especiais ou ideias de comemoração.

O relatório completo pode ser encontrado aqui.