Relatório apontou também que o Brasil segue entre os quatro maiores países com mercado digital no mundo
Relatório da Comscore apresentou um panorama do comportamento dos consumidores e o impacto das plataformas digitais. A análise destaca que o consumo digital é cada vez mais multiplataforma e que as redes sociais se apresentam como uma importante aliada no desenvolvimento estratégico para marcas e anunciantes em 2025.
Conforme o relatório, o Brasil segue entre os quatro maiores mercados digitais do mundo, registrando 131 milhões de visitantes únicos em dezembro de 2024, liderando o mercado latino-americano. A forma como os brasileiros consomem conteúdo está em transformação, e os aplicativos dominam o consumo digital.
Em dezembro de 2024, foram registradas 103,9 horas mensais em apps, por visitante único, contra 5,5 horas em navegadores móveis. Já nas redes sociais, o relatório mostra que no mesmo mês o uso das redes sociais foi de 51 horas por mês.
As plataformas como WhatsApp, TikTok, Facebook e Instagram estão entre as mais consumidas no Brasil. O TikTok, em especial, obteve um crescimento de 73% no número visualizações de vídeo ao comparar dezembro de 2023 com 2024, alcançando a marca de 11,1 bilhões de visualizações de vídeos.
Outro dado apresentado foi o crescimento do consumo das redes sociais relacionadas ao mundo dos gamers: Discord (46%) e Reddit (132%).
No segmento de influenciadores foram cerca de 6 bilhões de ações nas redes sociais reportadas pelo Comscore Social, durante 2024. O Top 5 influenciadores com maiores ações nas redes sociais (Instagram, Facebook, Tiktok, X e YouTube) foram Virginia (815 milhões de ações), Neymar Jr. (533 milhões de ações), Vinicius Jr. (290 milhões de ações), ViihTube (190 milhões de ações) e Lucas Rangel (125 milhões de ações).
O Spotify também se manteve como a principal referência em streaming de áudio, registrando crescimento de 39% em relação ao ano anterior, chegando a 900 milhões de horas de escuta ao longo de 2024.
Setores de entretenimento
A análise da Comscore aponta, ainda, que os setores de entretenimento, notícias e serviços online seguem como os líderes em audiência digital no Brasil, enquanto o varejo digital vive uma expansão acelerada, impulsionada pela ascensão do retail media. Esse modelo de publicidade está emergindo como a "terceira onda" do marketing digital, após os modelos tradicionais de Search e Social Media.
O setor financeiro digital também segue aquecido, com 111 milhões de visitantes únicos acessando serviços financeiros online. Dentre as ações de branded content das instituições, o destaque é a seguradora Ademicon, com total de 517 mil ações, durante 2024. A Caixa foi o banco digital mais acessado com 55 milhões de visitantes únicos em dezembro de 2024, enquanto Will Brank, Itaú e Nubank são destaques no nas redes sociais, no mesmo período.
Além disso, em 2024, os eventos e transmissões impulsionaram o consumo digital. Destaque, mais uma vez, para a CazéTV, que apresentou um crescimento de 128% nas visualizações no YouTube (1,4 bilhões), com jogos do Paulistão 2024 (20 de janeiro até 7 de abril), e as transmissões das Olímpiadas de Paris 2024 (de 26 de julho até 11 de agosto). Neste período, as redes sociais se consolidaram como amplificadoras de conteúdos de mídia tradicional, aumentando o alcance de transmissões televisivas.
"Nosso estudo confirma que 2024 foi um ano de transformação digital acelerada no Brasil. O crescimento das redes sociais, da CTV e do varejo digital indica que marcas e anunciantes precisam adaptar suas estratégias, considerando um ambiente cada vez mais dinâmico e segmentado, para alcançar suas audiências de forma estratégica", avalia Ingrid Veronesi, country manager da Comscore no Brasil.
(Crédito: Foto de Rami Al-zayat na Unsplash)