Levantamento da Timelens analisou milhões de menções em redes sociais, notícias e fóruns e mapeou os principais eixos do debate público ao longo do ano
Política, esportes e segurança pública estiveram no centro das conversas digitais dos brasileiros em 2025. É o que indica um levantamento inédito realizado pela Timelens, empresa de tecnologia e inteligência de dados que integra o ecossistema da FutureBrand São Paulo. O estudo analisou milhões de menções em redes sociais, portais de notícias e fóruns até 15 de dezembro de 2025, identificando 15 grandes eixos temáticos que pautaram o debate ao longo do ano.
De acordo com os dados, política permaneceu como o tema dominante, com 125,4 milhões de menções. Em seguida aparecem esportes, com 61,3 milhões, e segurança pública e violência, que somaram 35,44 milhões de menções e ultrapassaram entretenimento em relevância. Completam a lista dos principais temas assuntos como trabalho, educação, tecnologia e inteligência artificial, economia, religião, transporte, saúde pública, clima, saúde mental, cansaço e golpes digitais.
Avanço da pauta de segurança pública
Um dos principais movimentos observados pelo levantamento foi o crescimento da pauta de segurança pública, que passou da sexta posição em 2024 para o terceiro lugar entre os temas mais comentados em 2025. Casos de grande repercussão, como o chamado “Caso Vitória”, a denúncia envolvendo o influenciador Felca e uma megaoperação policial no Rio de Janeiro, descrita como uma das maiores já realizadas no estado, impulsionaram o volume de menções e a percepção negativa associada ao tema.
Segundo Renato Dolci, diretor de dados da Timelens, a escalada do assunto nas conversas digitais reflete uma combinação de fatores estruturais e emocionais. “O crescimento expressivo pelo assunto nas redes reflete uma combinação de medo cotidiano e exposição constante a episódios de violência e uma sensação de vulnerabilidade que atravessa diferentes classes sociais. Quando casos ganham grande repercussão nas redes e na mídia, eles deixam de ser episódios isolados e passam a simbolizar uma preocupação coletiva com a capacidade do Estado de garantir proteção”, afirma.

Economia, entretenimento e sentimentos
O levantamento aponta ainda que economia foi o tema que mais cresceu em menções e buscas em relação ao ano anterior. Discussões sobre o chamado “tarifaço” anunciado por Donald Trump, a alta no preço do café e o aumento do IOF estiveram entre os principais vetores desse crescimento, com buscas relacionadas ao impacto direto do custo de vida no cotidiano da população.
Entretenimento e esportes, por sua vez, concentraram os maiores volumes de menções com sentimento positivo. O interesse foi impulsionado por acontecimentos como a premiação do filme Ainda Estou Aqui no Oscar e por competições esportivas e clubes que estiveram entre os termos mais buscados do ano, como Mundial de Clubes, PSG e Chelsea. No campo das personalidades, João Fonseca liderou as buscas em 2025, seguido por Donald Trump.
No polo oposto, temas ligados a cansaço, burnout e exaustão registraram alta proporção de menções negativas, ao lado de segurança pública e da crise envolvendo a adulteração de bebidas por metanol. Já clima e desastres naturais perderam espaço em volume de conversas em comparação a 2024, ano marcado por eventos extremos, como as enchentes no Rio Grande do Sul e o furacão Milton, que não se repetiram com a mesma intensidade em 2025.
“O contraste entre o alto engajamento positivo em entretenimento e esportes e o crescimento de menções ligadas ao cansaço e à exaustão revela um comportamento típico de períodos de tensão social: ao mesmo tempo em que a sociedade busca distração e pertencimento, ela também expressa fadiga, ansiedade e preocupação com o cotidiano”, conclui Renato Dolci.
Imagem do topo: Freepik