Publicação propõe a ‘Comunicação Não Violenta’ como ferramenta para qualificar o debate público

Com apoio do Programa de Combate à Desinformação do Supremo Tribunal Federal (STF), a Politize! e o Aláfia Lab lançam a cartilha ‘Comunicação Não Violenta e Desinformação: a empatia como estratégia contra as informações falsas’. O material busca estimular reflexões sobre o impacto da desinformação e propor a ‘Comunicação Não Violenta’ (CNV) como ferramenta para promover o diálogo e reduzir conflitos.

A iniciativa propõe que educadores, lideranças comunitárias e cidadãos repensem a forma como interagem com o grande volume de informações disponíveis no ambiente digital.

Criada pelo psicólogo Marshall Rosenberg, a CNV se baseia em quatro princípios: observação sem julgamento, expressão de sentimentos, identificação de necessidades e formulação de pedidos claros. A metodologia tem como foco o aprimoramento da comunicação e o fortalecimento de relações pautadas na escuta ativa.

Segundo Danniel Barbosa, gestor de conteúdo da Politize!, a CNV contribui para o enfrentamento da desinformação ao incentivar práticas de diálogo. “Ela transforma potenciais conflitos em oportunidades de conexão e entendimento”, afirma.

O estudo também destaca fatores que ampliam a circulação de informações falsas, como a repetição de conteúdos inverídicos, o viés político e o baixo letramento digital. Esses elementos, segundo a cartilha, intensificam a chamada “desordem informacional” nas redes.

(Crédito da foto: Freepik)