Brasil, hoje o terceiro maior mercado da marca, foi o escolhido para iniciar o projeto

A Hellmann's escolheu o Brasil como o destino do seu mais novo investimento, o lançamento de uma hamburgueria. É o primeiro movimento do gênero em mais de 100 anos da história da empresa, criada nos Estados Unidos em 1905.

Com a estratégia, a marca da Unilever quer se aproximar mais dos consumidores e estabelecer novos pontos de contato, pensando na geração de aprendizados para o desenvolvimento de novos produtos e ações.

É um esforço também para se posicionar de maneira diferente em relação às demais concorrentes, que tradicionalmente investem na construção de parcerias e apoios a hamburguerias. É um caminho que a Heinz, com quem o PROPMARK falou recentemente, tem investido e ampliado, por exemplo.    

O piloto do projeto, que não conta com unidades físicas, está sendo rodado em São Paulo, no bairro no Itaim Bibi, de onde saem os pedidos feitos por aplicativos de delivery como iFood e Rappi. Para o cardápio, a marca convidou chefs para a criação dos hambúrgueres e outros sanduíches, sempre combinados com os molhos da casa.

Para Rodrigo Visentini, vice-presidente de marketing da Hellmann’s no Brasil, o país reúne as condições perfeitas para o investimento. Hoje, representa a terceira maior operação da marca no mundo e tem consumidores com muito apetite por hambúrgueres - segundo levantamento do iFood, a opção foi o mais pedida em 2021.

O executivo afirma que não enxerga no lançamento nenhum potencial problema ou sentimento de concorrência com o mercado de hamburguerias. "Nossos parceiros de negócio também estão no centro da estratégia, visto que com a Hamburgueria Hellmann's conseguimos receber insights através dos dados e escutar o que o  consumidor está falando da marca, abrindo portas para nos relacionar com nosso público de maneira mais próxima e personalizada", afirma.

Abaixo, o executivo conta um pouco mais sobre o projeto:

Rodrigo Visentini, VP de marketing de Hellmann’s no Brasil (Foto: Divulgação)

Abaixo, o executivo conta detalhes do projeto:

Por que o Brasil foi escolhido para o lançamento deste projeto?
O brasileiro ama os produtos do nosso portfólio e Hellmann's está cada vez mais conectada aos momentos de prazer dos consumidores. Por isso, identificamos nessa conexão um insight genuíno e uma oportunidade perfeita para inovarmos, colocando o consumidor no centro da nossa estratégia. Um outro ponto interessante para destacarmos é que, com a  Hamburgueria Hellmann's, é a primeira vez que uma marca de retail no nosso segmento se apropria de 100% do conceito de um negócio de refeição, ao contrário de muitas marcas que apoiam restaurantes, seja com produto, seja lançando um produto dentro de um prato de algum restaurante já consolidado. Na Hamburgueria Hellmann’s, fomos nós que pensamos em todo o conceito, desde o menu e o nome dos lanches até as embalagens, buscando oferecer a melhor experiência para o consumidor.

Qual a relevância do Brasil hoje para a operação de Hellmann's?
Hellmann's é a maior marca de alimentos da Unilever Brasil e somos a 3ª maior operação no mundo. Com essa relevância, acreditamos que faz todo sentido iniciar essa agenda de inovação aqui no Brasil.

Com a entrada no ambiente de hamburgueria, a marca não tem o receio de ser vista como uma concorrente dos estabelecimentos com os quais, normalmente, estabelece uma relação de parceria?
Ainda há muito espaço para crescer nesse mercado, mas acreditamos que, com a Hamburgueria Hellmann's, passamos a oferecer para o consumidor uma experiência completa, seja escolhendo a marca nas gôndolas dos pontos de venda ou pedindo um delivery em sua casa, trabalho ou qualquer outro lugar. Nossos parceiros de negócio também estão no centro da estratégia, visto que com a Hamburgueria Hellmann's conseguimos receber insights através dos dados e escutar o que o  consumidor está falando da marca, abrindo portas para nos relacionar com nosso público de maneira mais próxima e personalizada, o que é um desafio para marcas massivas e já consolidadas no mercado. Além disso, com esse formato, conseguimos ouvir o feedback deles para então expandir para o varejo, o que também pode ser positivo para nossos estabelecimentos parceiros, garantindo uma experiência de compra de altíssima qualidade.