Anúncio com a atriz é acusado de reforçar ideias ligadas à eugenia e objetificação feminina

A nova campanha da American Eagle, estrelada pela atriz Sydney Sweeney, gerou repercussão nas redes sociais ao explorar um trocadilho entre as palavras 'jeans' (calça jeans) e 'genes' (material genético). No vídeo, a artista afirma que suas calças são azuis, em referência à peça de roupa e à cor de seus olhos, enquanto o narrador afirma que ela tem 'ótimos jeans' — frase que também pode ser entendida como 'ótimos genes'.

Para parte do público, a escolha linguística associada à imagem da atriz (loira, branca e de olhos claros) remete a padrões de beleza considerados excludentes e reforça mensagens históricas associadas à eugenia. Em outro momento, a palavra 'genes' aparece riscada e substituída por 'jeans' em uma placa, gesto que não foi suficiente para evitar as interpretações negativas.

Debate sobre estética e causas sociais

Além do trocadilho, a campanha foi criticada pelo conteúdo visual. Imagens e vídeos mostram Sydney Sweeney com roupas justas, decotes e poses consideradas sensuais. Internautas e críticos apontaram que isso entra em conflito com a proposta da ação, que destina parte da renda para uma organização de apoio à saúde mental e vítimas de violência doméstica.

O público ainda questionou a coerência entre o tom da campanha e a causa social envolvida e também levantaram a possibilidade de a marca ter optado por uma estratégia provocadora com o objetivo de viralizar nas redes.

Até o momento, nem a American Eagle nem Sydney Sweeney se manifestaram sobre a repercussão.