Head de produto do portal, Thaisa Coelho diz que mais de 60 milhões de pessoas são impactadas por mês

O setor automotivo ampliou em 53% suas iniciativas relacionadas à publicidade em 2023, segundo a Kantar. O dado, como enfatiza Thaisa Coelho, head de produto do portal do Grupo Globo, é realidade no g1.

Com a chegada de marcas como BYD, a Anfavea, a associação corporativa dessa indústria, estima mais de R$ 100 bilhões em investimentos pelas montadoras no país.

Aliás, o g1Carros fez parceria com a chinesa BYD para energia limpa e veículos elétricos. Com 60 milhões de pessoas impactadas por mês, segundo Thaisa, as entregas se expandem além dos IPs, “para uma jornada completa”.

Cenário
5% do PIB e pouco mais de 20% do PIB da indústria de transformação. De acordo com dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), em 2024 o setor vive o maior ciclo de investimentos da história, com aportes da ordem de R$ 100 bilhões. A partir do interesse do público e da relevância desse mercado, o g1 expandiu a sua cobertura de auto, antes concentrada na página de Economia, voltando a ter uma editoria dedicada em 2023. O espaço reúne as últimas novidades do setor em primeira mão, serviços, dicas para economizar, principais lançamentos - com os pontos fracos e fortes de cada modelo, casos que viralizaram e notícias quentes da indústria. Além disso, temos também no g1 Carros o ambiente onde público encontra as principais reportagens do Autoesporte - tradicional programa da TV. É um amplo repertório de conteúdo, oferecido em formatos que se adequam à jornada de consumo, em texto e vídeo, que, por isso mesmo, tem trazido resultado: de janeiro a agosto, a média mensal de visualizações de página na editoria cresceu +128%, na comparação com os seis meses anteriores.

Thaisa Coelho, head de produto do portal do Grupo Globo (Divulgação)

Ação
Um bom exemplo é um projeto especial que estamos desenvolvendo com a BYD, fabricante de automóveis focada em energia limpa e mobilidade elétrica. Iniciado em janeiro, envolve o patrocínio ao g1 Carros em uma estratégia dividida em três fases: influência, visando ao alcance efetivo e conexão contínua com o público; informação, aprimorando o conhecimento sobre a marca e seus atributos; e identificação, a partir da promoção de diálogo e geração de interesse. Para alcançar esses objetivos, a parceria contempla uma série de entregas, como especial publicitário com a produção de conteúdo publicitário sob demanda e em
diversos formatos, incluindo distribuição no YouTube e nos perfis sociais do g1; mídia contextualizada de performance e programática; e merchandising em podcasts.

Formatos
O cenário positivo fez com que, em pouco tempo, novas oportunidades fossem criadas, como duas subeditorias: g1 Motos e Dinheiro Sobre Rodas. Ambas foram lançadas já com patrocínio, envolvendo cotas de mídia display e vídeo, branded content e redes sociais do g1.

Leia a entrevista completa na edição do propmark de 7 de outubro de 2024