Capital paulista compensa falta de segurança com diversidade cultural e custo de vida mais acessível, segundo pesquisa da Loopex Digital

A cidade de São Paulo é a quinta metrópole do mundo com as melhores oportunidades profissionais na área de marketing. A cena cultural paulistana e o custo de vida mais acessível se destacam, mesmo diante de indicadores preocupantes de segurança.

Com 20.93 pontos, a capital paulista oferece mais de cinco mil vagas e salário médio de aproximadamente US$ 62 mil ao ano, segundo pesquisa realizada pela Loopex Digital, que analisou o cenário de trabalho em cem centros urbanos ao redor do mundo, listados pela revista Forbes. O levantamento extraiu 30 cidades com mais postos de emprego a partir de dados da Glassdoor.

Média de salário anual, custo de vida, preços dos aluguéis, segurança e taxa de desemprego entram no cálculo que compõe a pontuação aplicada no estudo. Cidades com elevado volume de ofertas de emprego, salários competitivos, baixo custo de vida e elevados índices de segurança saem na frente.

O equilíbrio entre qualidade de vida e busca por desenvolvimento profissional coloca Bangkok, capital da Tailândia, no topo do ranking, com 33.41 pontos, 6,9 mil postos de trabalho e salário médio anual de US$ 32 mil.

Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, ocupa a segunda posição, atribuída à alta taxa de segurança e ao dinamismo do mercado. São características que compensam o alto custo de vida da cidade, atraindo profissionais de todo o mundo. Foram computados 28.67 pontos, 4,8 mil postos de trabalho e salários anuais da ordem de US$ 58 mil.

Segurança e amplo campo de trabalho também anulam os efeitos do elevado padrão de vida de Singapura, terceira cidade da lista, com 25.74 pontos, 4,7 mil empregos e salário médio de US$ 63 mil. Já Munique, na Alemanha, acrescenta o fator cultural às decisões de especialistas em marketing, que a transformam no quarto destino mais desejado, com 22.33 pontos, média salarial de US$ 67 mil ao ano e 2,4 mil vagas na área.

Após São Paulo, dona do quinto lugar, está Seul, capital da Coreia do Sul, que totalizou 17.96 pontos, 3,1 mil vagas e salário médio anual de US$ 36 mil. O avanço em infraestrutura foi um dos fatores considerados para posicioná-la na sexta posição, à frente de Tóquio, no Japão, que soma 17.74 pontos, duas mil ofertas de emprego e salário médio de US$ 37 mil ao ano. Segurança e diversidade cultural atraem profissionais de marketing interessados em combinar uma vida rodeada de tradição e inovação.

Em oitavo está Hanói, capital do Vietnã. Com 15.86 pontos, apelo de 2,6 mil empregos e salário médio anual de apenas US$ 7 mil, a cidade seduz executivos de marketing em função do baixo custo de vida e aluguéis mais baratos, além do elevado potencial de crescimento. Hong Kong, na China, aparece na nova posição, com 15.45 pontos, 2,9 mil postos de trabalho e salário médio de US$ 41 mil ao ano, apoiado por segurança, mesmo com custo de vida elevado.

Amsterdã fecha o ranking com as dez cidades mais atrativas para profissionais de marketing. A capital da Holanda obteve 15.06 pontos, possui três mil vagas de empregos abertas e salários anuais de US$ 53 mil. A cultura liberal chama a atenção de profissionais que buscam um ambiente diverso.

(Crédito: Foto de Isabela Kronemberger na Unsplash)