Fabio Porchat é ator, dublador, humorista, diretor, produtor e apresentador de televisão (Divulgação)

Fabio Porchat é um dos grandes nomes do humor no Brasil e se tornou um dos queridinhos das marcas na hora de escolher um rosto para as campanhas publicitárias.

Com mais de 6 milhões de seguidores no Instagram, o dublador, diretor, produtor, apresentador de televisão e comediante já estrelou campanhas para a Sky, Vanish, Disney, Zap Imóveis e Chevrolet, além de participar das campanhas publicitárias que são feitas no Porta dos Fundos, onde é sócio fundador, roteirista e ator.

“Eu gosto de atacar em todas as frentes, fazer teatro, fazer cinema, fazer campanha, fazer série etc. Então, no fim das contas, eu tento estar preenchendo todos os meus lugares”, contou Porchat em uma entrevista exclusiva para o PROPMARK.

Quando e qual foi a primeira campanha publicitária que você fez? 

A primeira campanha que eu fiz na vida, eu não era nem ator, era adolescente morando em São Paulo ainda, foi uma propaganda da Fanta Citrus. Era o lançamento dela no Brasil, eu fiz o teste e fui escolhido pelo Elefante da marca. Fiz a propaganda, mas nunca tive acesso a ela, nunca mais vi. Eu devia fazer muito mal, mas coitadinho de mim, mas foi minha primeira propaganda e eu lembro exatamente como eram os testes, como foi receber a resposta, voltar, ficar na expectativa.

O que você leva em consideração na hora de começar uma parceria com alguma marca/empresa?

Assim como a marca pesquisa e procura alguém que tenha a cara dela, eu sempre procuro entender se a marca tem a ver comigo, o que ela pode me oferecer também. Porque não é apenas uma transação comercial, não é só o “me dá um dinheiro aí e eu falo o nome do seu produto”, eu quero entender o que é aquilo, como funciona, como que eu agrego a marca e como ela me agrega. Tem todo um entendimento de para quem que eu estou falando e sobre o que. 

Você participa da criação da campanha? Roteiro, produção etc.

Varia muito. Depende de campanha para a campanha. De Sky, a gente sempre participa, sugere coisas, ideias etc. Eu tenho aqui da minha parte um lado criativo, que escreve e propõe coisas para os stories por exemplo, para as coisas que eu gravo em casa etc. Então eu tenho um time do meu lado que trabalha com o time da empresa justamente para tentar isso, mas muitas campanhas já chegam prontas e aí eu me adapto a elas, sugiro coisas, eu adoro sugerir, adoro me meter.

Atualmente, o seu rosto está estampado em vários lugares. Como você separa seu tempo para poder gravar as campanhas?

Eu gosto de atacar em todas as frentes, fazer teatro, fazer cinema, fazer campanha, fazer série etc. Então no fim das contas, eu tento estar preenchendo todos os meus lugares. A campanha é mais um trabalho que divulga minha marca, minha cara e que eu potencializo o meu trabalho com a empresa que está vindo. No fim das contas é realmente um trabalho que toma um tempo, porque não é só ir lá gravar e ir embora né? Com a internet e todas essas redes ativas o tempo todo, a gente tem que estar ligado nisso o resto do ano.

Tem alguma marca que você gostaria de fazer campanha? Se sim, qual?

Eu nunca fiz campanha para banco e isso é uma coisa que me interessa. É o tipo de produto que eu acharia incrível poder fazer e poder participar.

De todos os trabalhos publicitários que você já fez, quais você mais gostou?

O trabalho publicitário que eu mais gostei de fazer foi poder jogar palmito na cara das pessoas. Nada vence jogar palmito na cara de alguém.