Felipe Piringer falou também sobre as ações do o e-commerce nas redes: 'Utilizamos uma linguagem simples, direta e muitos memes'

Explorando a personalidade de marca feliz e campanhas publicitárias com celebridades como Xuxa, a Shopee busca assuntos quentes para manter a sua comunidade conectada, sem  perder o viés promocional na comunicação.

“Dessa forma, participamos de hábitos culturais, atingimos públicos de idades variadas e mostramos como pode ser fácil, segura e divertida a experiência de compras no ambiente digital”, afirma Felipe Piringer, head de marketing da Shopee Brasil.

Com uma estratégia agressiva de preços e descontos, a plataforma sediada em Singapura desembarcou no Brasil em 2019 e já tem dois milhões de vendedores no marketplace.

A Shopee hoje é uma das empresas de comércio eletrônico mais bem-sucedidas no Brasil. O que está por trás desse crescimento?
Desde que estabelecemos a nossa operação no país, estamos atentos para compreender as necessidades de nossas comunidades locais. Avaliamos como podemos aplicar nossa experiência global para ajudar pequenas e médias empresas do Brasil a se beneficiarem do crescimento da economia digital, escalar vendas de grandes marcas e conectar esses negócios a milhares de consumidores. Tornamos a compra e a venda acessíveis para todos e queremos desenvolver esse ecossistema de e-commerce ainda mais no país. Além disso, somos uma plataforma app-first, sendo mais de 95% dos pedidos feitos por smartphones, isso também torna a experiência mais fácil e conveniente. Também trazemos uma proposta divertida de compras, nossos usuários têm à disposição os jogos Shopee (prêmios e recompensas). São jogos interativos que permitem aos consumidores acumularem Moedas Shopee para usar como cashback ou nos próprios jogos. Outros diferenciais do nosso marketplace são os benefícios que oferecemos para que os consumidores economizem nas compras, como  ofertas-relâmpago, cupons de frete grátis e de descontos. Além disso, temos a Shopee Oficial, seção dedicada para grandes marcas como Ambev, Playstation, Pão de Açúcar, Nestlé, Fast Shop e mais de 400 outras lojas.

A marca também é vista como um case de marketing digital. Como conseguiram isso em pouco tempo?
Possuímos uma estratégia hiperlocalizada. Além disso, levamos em conta nossa personalidade feliz, simples e social para os conteúdos que fazemos em diferentes canais como Instagram, TikTok, Facebook, Twitter e Kwai, além de mídia em grandes portais. Utilizamos uma linguagem simples e direta, muitos memes, assuntos quentes, projetos de conteúdo com criadores, mas sem perder o viés promocional e mantendo os nossos seguidores atualizados às oportunidades de compra no app. Hoje, nosso foco principal é manter a comunidade construída em torno da marca muito próxima da gente e, assim, sermos sempre lembrados pelos consumidores. Além disso, estamos ligados na preferência, estilo e referência do que os brasileiros consomem. Investimos em campanhas publicitárias com artistas locais como Larissa Manoela, Barões da Pisadinha e, recentemente, a Xuxa, com jingles que eram adaptações de músicas muito conhecidas popularmente. Dessa forma, participamos de hábitos culturais, atingimos públicos de idades variadas e mostramos como pode ser fácil, segura e divertida a experiência de compras no ambiente digital.

Felipe Piringe, head de marketing da Shopee (Divulgação)

Qual agência de publicidade atende a marca e quais são as principais ações de marketing executadas?
Trabalhamos com a agência We, na compra de mídia offline. Mas, para todas as outras frentes, temos um time interno que elabora e executa as campanhas e ações, seja online ou offline. Internalizar essas produções e conceitos de campanhas nos permite a customização dos conteúdos e estratégias, para aproximar a Shopee dos consumidores. Criando conexão e identificação com a marca ao mesmo tempo que atende à necessidade do nosso usuário nos diferentes canais que temos presença.

Em quais mídias a plataforma anuncia e qual é a tagline?
De maneira geral, temos uma abrangência de canais de mídia, envolvendo online e offline, mas sempre embasados em métricas específicas dentro do objetivo de cada uma delas. A nossa tagline é Vem pro app.

Tem alguma campanha publicitária no ar ou previsão de lançamento?
Por motivos estratégicos, não comentamos ações ou iniciativas para o futuro, mas as nossas campanhas são feitas com o objetivo de reverberar os atributos da Shopee de compra fácil, divertida e segura para os usuários. Neste ano, vamos continuar conectados aos nossos consumidores e vendedores e vamos manter os Dias Shopee de cada mês, geralmente datas duplas, em que concentramos ainda mais benefícios para os consumidores. Além de trabalhar com grandes datas já conhecidas do varejo local, por meio de comerciais e merchandising como estratégias de conteúdos nas TVs e em nossas redes sociais. Outra frente que vamos continuar inovando é a de Shopee Lives, nossas transmissões ao vivo via app, com vendas de produtos e entretenimento, com a presença de influenciadores convidados como apresentadores e parcerias com grandes marcas.

Qual é a percepção do consumidor brasileiro em relação à marca?
A Shopee tem como personalidade ser feliz, simples e social e levamos esse tipo de linguagem nos conteúdos para os canais nos quais nos comunicamos. As nossas campanhas levam diversão e descontração para o público. Isso se reflete na linguagem que utilizamos em nossas redes sociais.  Um outro ponto que os consumidores brasileiros reconhecem a Shopee é pela economia, com todos os benefícios que oferecemos e variedade de produtos de vendedores brasileiros e internacionais.

Como a plataforma consegue produtos com preços tão competitivos?
A Shopee é um marketplace que conecta consumidores a vendedores de todos os tamanhos. Oferecemos diversos benefícios aos nossos vendedores para que eles possam ter preços bem competitivos e recursos para alavancarem suas vendas, como o Leve Mais, Pague Menos, Ofertas Relâmpago, Promoções e Cupons de vendedor, Combos, Shopee Ads Programa de Fretes e a possibilidade de oferecer brindes aos consumidores. Com essas ferramentas os vendedores aumentam sua exposição na plataforma, fidelizam os clientes ao oferecer benefícios personalizados,  ajudando a gerar mais vendas.

Leia a entrevista completa na edição 2928