Programa de eficiência energética industrial busca fornecedor para atendimento até final de 2024. Prazo para envio de propostas vence em 26/02/2023

O PotencializEE – Programa Investimentos Transformadores de Eficiência Energética na Indústria, resultado da parceria Brasil-Alemanha, idealizada pelo MME (Ministério de Minas e Energia) e coordenado pela GIZ (Agência Alemã de Cooperação Internacional), está recebendo propostas de agências de comunicação e marketing que desejem participar do processo licitatório que irá selecionar o fornecedor de serviços para o programa nessas áreas até dezembro de 2024.


O objetivo da licitação é a contratação de um prestador de serviços para atuar, por meio de uma estratégia abrangente que deverá incluir relacionamento com a imprensa, redes sociais, publicidade e mídias pagas, marketing de conteúdo, produção de vídeos, relações públicas e eventos, entre outros, para as seguintes finalidades:

I) Conscientizar PMEs (Pequenas e Médias Empresas) industriais no estado de São Paulo sobre a importância e os benefícios da Eficiência Energética, com o intuito de motivar a realização de inscrições no programa, diagnósticos energéticos, investimentos de Eficiência Energética e acessar produtos técnicos de conscientização que serão disponibilizados no site do programa.

II) Atrair fornecedores de tecnologias para participar da iniciativa, oferecendo suas soluções (produtos) no catálogo virtual de tecnologias de Eficiência Energética do PotencializEE que ficará disponível para especialistas, empresas prestadoras de serviços especializadas na temática e instituições financeiras.

III) Promover o PotencializEE entre instituições financeiras para incentivá-las a se engajar no programa, ofertando linhas de crédito especiais.

Mais informações se encontram no termo de referência (TdR).

Local: Brasil (remoto)

Carga horária de trabalho:4415 horas de trabalho

Nesta manifestação, os proponentes ao trabalho deverão enviar apenas:

  • Carta de apresentação da empresa c/ CNPJ ou do consórcio com uma(s) outra(s) empresa(s) c/ CNPJ(s)
  • Capital social e faturamento nos últimos 2 anos;
  • Certidões Negativas de Débitos Federais, Estaduais e Municipais;
  • Lista de Projetos de Referência (mín. de 5 projetos) para comprovar a experiência técnica/regional e qualificações  abaixo:
  • experiência na área de marketing digital e redes sociais
  • experiência com relacionamento com a imprensa
  • experiência na organização de eventos corporativos
  • experiência com produção de vídeos corporativos

Os interessados neste processo seletivo deverão manifestar interesse e enviar os documentos citados acima até o dia 23 de 02 de 2023, por e-mail para o endereço eletrônico br_quotation@giz.de, assunto: “MI-LIC23-08-12.9097.2-680.00-83430316- Comunicação e Marketing”. Para mais informações, consultar a aba “licitações” no seguinte link: Anuncio_LIC23-08.pdf (giz.de)

Após a avalição das manifestações de interesse pela GIZ, as empresas com perfil aderente serão convidadas a apresentarem uma proposta mais detalhada (incluindo orçamentos) com base nos serviços descritos no TdR em uma etapa posterior.

Sobre o Programa PotencializEE

O PotencializEE é um programa de Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável, liderado pelo MME (Ministério de Minas e Energia) e coordenado em parceria com a GIZ Brasil, Agência Alemã de Cooperação Internacional. O programa tem como parceiros estratégicos instituições ligadas aos setores de energia, indústria e financeiro. No âmbito nacional, são parceiros o MME, Ministério da Economia e EPE (Empresa de Pesquisa Energética). No setor da indústria, o SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) é o principal executor do programa, também participam da implementação a FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), a ABESCO (Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia) e o Procel (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica). Entre os parceiros financeiros estão: Desenvolve SP (Banco do Estado de São Paulo) e o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), entre outros bancos privados.