Nicole Jardim, diretora de marketing de Gillette Venus, dá detalhes do processo para a construção da personagem
Na última semana, a internet foi tomada pela repercussão da nova campanha "Eu me depilo pra isso", de Gillette Venus, que tem como protagonista sua nova influenciadora, a "PPK da Claudia".
A apresentação da personagem ousada da marca dividiu opiniões nas redes sociais, deixando o público com muitos questionamentos sobre a elaboração da campanha. Para responder as dúvidas dos internautas, o propmark conversou com Nicole Jardim, diretora de marketing de Gillete Venus, para entender como se deu o processo criativo da campanha.
A estratégia de divulgação da campanha
De acordo com Nicole, Gillette Venus criou a PPK da Claudia para gerar conversas sobre a depilação e cuidados íntimos, sempre com o objetivo de respeitar as mulheres, suas diferentes histórias, a relação de cada uma com sua pele e a decisão de optarem ou não pela depilação.
"Além da personagem e do perfil criado no Instagram, a campanha conta com um squad com mais de 30 mulheres que representam diversas brasileiras. São artistas, celebridades, apresentadoras, cantoras e influenciadoras que reforçam as mensagens sobre os nossos produtos – nova linha Gillette Venus para a região íntima – e sobre o perfil da PPK da Claudia, com o objetivo de gerar impacto e trazer informações para todos", explicou Nicole Jardim.
O buzz nas redes
Com a estratégia, a campanha leve e com uma pegada bem-humorada sobre depilação íntima, se tornou um dos assuntos mais comentados nas redes sociais.
Como esperado pela marca, a nova campanha foi abraçada por muitas pessoas, mas também recebeu inúmeras críticas negativas, tanto de homens, quanto das próprias mulheres.
ppk da claudia simplesmente uma das melhores campanhas do ano
— kiti moura 🤪 (@kitimoura) June 22, 2023
não é a toa que a agência é premiadíssima todos os anos pic.twitter.com/bZiizjtjwM
Gente ?
— Levi Kaique Ferreira (@LeviKaique) June 22, 2023
Além do mascote sem noção chamado PPK da Claudia o perfil oficial segue um monte de Claudia no Instagram.
Meu Deus, de quem foi essa ideia terrível ? pic.twitter.com/MFIe4qaaJe
"Como a PPK da Claudia aborda os cuidados íntimos, um tema que ainda é um tabu entre as mulheres e a sociedade no geral, já esperávamos que a campanha abrisse um diálogo com opiniões diversas. O objetivo da campanha é contribuir para diminuir a resistência das pessoas em relação a esses assuntos, conversando com a comunidade, mas respeitando sempre as preferências, a diversidade e a escolha de cada uma", explicou a executiva.
O time de criação
Ainda nas redes sociais, algumas mulheres estavam curiosas para saber quem estava por trás da criação da personagem e, principalmente, saber se teriam mulheres no time.
O que mais me impressiona saber que isso passou por um time de marketing, pelo atendimento, pelo gerente de projeto, pela aprovação do cliente e ngm pensou "olha, talvez não seja a melhor propaganda do mundo"https://t.co/h4VuSWkPbo
— Gabriela Graal (@GabrielaGraal) June 21, 2023
De acordo com a empresa, a Gillette Venus contou com estudos internos e consultores parceiros para definir como seria a aparência da personagem, focado no público adulto e de modo que colaborasse com o objetivo e tom da campanha. E, sim, os conteúdos foram criados por um time majoritariamente feminino.
"Os conteúdos foram criados, dirigidos, produzidos e executados por um time composto, majoritariamente, por mulheres e validados por uma consultoria externa, a Think Eva", apontou Nicole.
Por que "da Claudia"?
Para além de pessoas que não gostaram da personagem e do tom da campanha, outra pergunta não queria calar: por que "da Claudia"?
a minha O QUEhttps://t.co/mdt6JHOkAH
— claudia (@claudierla) June 21, 2023
Além disso, muitas mulheres que se chamam Claudia se revoltaram com a escolha do nome. No próprio Instagram da personagem, muitas Claudias comentaram indignadas com a situação.
Pra piorar, uma marca de laminas de barbear/depilar lança uma campanha ridícula pra socar esses tipos de produtos para as mulheres com o nome de "ppk da Claudia". Vai tomar no cu!!! Já não bastasse o meme "aham, Claudia, senta lá" que eu cansei de ouvir...
— Clau - ☭ (@ClaudsLK) June 21, 2023
"A PPK da Claudia teve seu nome inspirado na atriz Claudia Ohana, por conta de seu histórico relacionado à (não) depilação íntima, porém, a personagem busca falar com todas as ppks para compartilhar suas dicas", destacou Nicole.
A diretora de marketing conta também que a estratégia completa da marca seria revelada na terça-feira (27), quando Gillette Venus levará a personagem da “PPK da Claudia” e a própria atriz para participarem de um programa de TV.
Nicole reforça que Claudia não foi o nome atribuído à parte íntima, não se trata da “PPK Claudia”, mas sim da “PPK da Claudia”. "De toda forma, reforçamos que a ideia nunca foi ofender qualquer pessoa e sempre buscamos respeitar a todos, suas diferentes histórias e a relação de cada uma com a sua pele", completou.
Lidando com tabus
Apesar das opiniões diversas nas redes, Gillette Venus acredita ter um papel fundamental em dar voz e gerar conversas sobre assuntos relevantes para a sociedade - que, claro, incluem cuidados e depilação íntima.
"Criar uma personagem que representa uma ppk nos permite quebrar a resistência das pessoas e trazer o cuidado da área íntima para a pauta, uma vez que cerca de 85% das mulheres estão insatisfeitas com o resultado da depilação devido a coceira, irritação e “bolinhas” formadas após a remoção dos pelos e 68% relatam ter algo que não gostam da própria vulva, e pelo menos 15% não tem nem mesmo o costume de olhá-la", apontou Nicole.
Próximos passos da campanha
Mesmo com toda a polêmica, a marca conseguiu se beneficiar do engajamento orgânico, que querendo ou não, apresentou os novos produtos da marca para quem ainda não conhecia.
A marketing da Gillette é tão excepcional no que faz que a campanha da "PPK da Cláudia" está sendo veiculado em sites de fofoca e de notícias como assunto e não como publicidade. pic.twitter.com/BVeFb0aOku
— Thiago Antoniolli🧃 (@tiodasukit4) June 22, 2023
Já para o futuro da campanha, Nicole revelou ter conteúdos planejados para o perfil da PPK da Claudia, com o foco em dar continuidade à campanha e criar cada vez mais conteúdos leves, bem-humorados e, também, educativos.
"Traremos conteúdos relevantes, didáticos, com um tom leve, bem-humorado e divertido no perfil da PPK da Claudia, com tutoriais e resenhas, recebidos, collabs, rotina, dicas de beleza, e muito mais. Podemos esperar até aparição dela em rede nacional na próxima semana", concluiu.