Nicole Jardim, diretora de marketing de Gillette Venus, dá detalhes do processo para a construção da personagem
Na última semana, a internet foi tomada pela repercussão da nova campanha "Eu me depilo pra isso", de Gillette Venus, que tem como protagonista sua nova influenciadora, a "PPK da Claudia".
A apresentação da personagem ousada da marca dividiu opiniões nas redes sociais, deixando o público com muitos questionamentos sobre a elaboração da campanha. Para responder as dúvidas dos internautas, o propmark conversou com Nicole Jardim, diretora de marketing de Gillete Venus, para entender como se deu o processo criativo da campanha.
A estratégia de divulgação da campanha
De acordo com Nicole, Gillette Venus criou a PPK da Claudia para gerar conversas sobre a depilação e cuidados íntimos, sempre com o objetivo de respeitar as mulheres, suas diferentes histórias, a relação de cada uma com sua pele e a decisão de optarem ou não pela depilação.
"Além da personagem e do perfil criado no Instagram, a campanha conta com um squad com mais de 30 mulheres que representam diversas brasileiras. São artistas, celebridades, apresentadoras, cantoras e influenciadoras que reforçam as mensagens sobre os nossos produtos – nova linha Gillette Venus para a região íntima – e sobre o perfil da PPK da Claudia, com o objetivo de gerar impacto e trazer informações para todos", explicou Nicole Jardim.
O buzz nas redes
Com a estratégia, a campanha leve e com uma pegada bem-humorada sobre depilação íntima, se tornou um dos assuntos mais comentados nas redes sociais.
Como esperado pela marca, a nova campanha foi abraçada por muitas pessoas, mas também recebeu inúmeras críticas negativas, tanto de homens, quanto das próprias mulheres.
"Como a PPK da Claudia aborda os cuidados íntimos, um tema que ainda é um tabu entre as mulheres e a sociedade no geral, já esperávamos que a campanha abrisse um diálogo com opiniões diversas. O objetivo da campanha é contribuir para diminuir a resistência das pessoas em relação a esses assuntos, conversando com a comunidade, mas respeitando sempre as preferências, a diversidade e a escolha de cada uma", explicou a executiva.
O time de criação
Ainda nas redes sociais, algumas mulheres estavam curiosas para saber quem estava por trás da criação da personagem e, principalmente, saber se teriam mulheres no time.
De acordo com a empresa, a Gillette Venus contou com estudos internos e consultores parceiros para definir como seria a aparência da personagem, focado no público adulto e de modo que colaborasse com o objetivo e tom da campanha. E, sim, os conteúdos foram criados por um time majoritariamente feminino.
"Os conteúdos foram criados, dirigidos, produzidos e executados por um time composto, majoritariamente, por mulheres e validados por uma consultoria externa, a Think Eva", apontou Nicole.
Por que "da Claudia"?
Para além de pessoas que não gostaram da personagem e do tom da campanha, outra pergunta não queria calar: por que "da Claudia"?
Além disso, muitas mulheres que se chamam Claudia se revoltaram com a escolha do nome. No próprio Instagram da personagem, muitas Claudias comentaram indignadas com a situação.
"A PPK da Claudia teve seu nome inspirado na atriz Claudia Ohana, por conta de seu histórico relacionado à (não) depilação íntima, porém, a personagem busca falar com todas as ppks para compartilhar suas dicas", destacou Nicole.
A diretora de marketing conta também que a estratégia completa da marca seria revelada na terça-feira (27), quando Gillette Venus levará a personagem da “PPK da Claudia” e a própria atriz para participarem de um programa de TV.
Nicole reforça que Claudia não foi o nome atribuído à parte íntima, não se trata da “PPK Claudia”, mas sim da “PPK da Claudia”. "De toda forma, reforçamos que a ideia nunca foi ofender qualquer pessoa e sempre buscamos respeitar a todos, suas diferentes histórias e a relação de cada uma com a sua pele", completou.
Lidando com tabus
Apesar das opiniões diversas nas redes, Gillette Venus acredita ter um papel fundamental em dar voz e gerar conversas sobre assuntos relevantes para a sociedade - que, claro, incluem cuidados e depilação íntima.
"Criar uma personagem que representa uma ppk nos permite quebrar a resistência das pessoas e trazer o cuidado da área íntima para a pauta, uma vez que cerca de 85% das mulheres estão insatisfeitas com o resultado da depilação devido a coceira, irritação e “bolinhas” formadas após a remoção dos pelos e 68% relatam ter algo que não gostam da própria vulva, e pelo menos 15% não tem nem mesmo o costume de olhá-la", apontou Nicole.
Próximos passos da campanha
Mesmo com toda a polêmica, a marca conseguiu se beneficiar do engajamento orgânico, que querendo ou não, apresentou os novos produtos da marca para quem ainda não conhecia.
Já para o futuro da campanha, Nicole revelou ter conteúdos planejados para o perfil da PPK da Claudia, com o foco em dar continuidade à campanha e criar cada vez mais conteúdos leves, bem-humorados e, também, educativos.
"Traremos conteúdos relevantes, didáticos, com um tom leve, bem-humorado e divertido no perfil da PPK da Claudia, com tutoriais e resenhas, recebidos, collabs, rotina, dicas de beleza, e muito mais. Podemos esperar até aparição dela em rede nacional na próxima semana", concluiu.