O clássico ponto da cidade iria mudar de nome após acordo entre a prefeitura e a Pepsico, que faria investimento de 1,1 milhão de reais
Nesta quinta-feira (12) a prefeitura de São Paulo anunciou a suspenção da concessão do espaço Largo da Batata, localizado no bairro de Pinheiros, à Pepsico. A parceria previa que a marca Ruffles intervisse no espaço, além de mudar o nome para 'Largo da Batata Ruffles' e viralizou negativamente.
O espaço receberia um investimento de R$ 1,1 milhão ao longo de 24 meses (dois anos) como parte de um acordo entre a Subprefeitura de Pinheiros e a Pepsico. A parceria previa intervenções estruturais, como revitalização da academia ao ar livre, melhorias no parquinho, instalação de Wi-Fi e criação de uma pista de skate. Em troca, a empresa poderia explorar o espaço, instalando publicidades, bancos temáticos, equipamentos inspirados em seu slogan e um letreiro 'instagramável'.
Por que o projeto foi cancelado?
Segundo a prefeitura da cidade, o projeto precisa, e vai, ser analisado pela Comissão de Proteção à Paisagem Urbana (CPPU), responsável por avaliar ativações publicitárias em espaços públicos, seguindo a Lei Cidade Limpa. A legislação limita esse tipo de intervenção na cidade.
A ação já estava sendo divulgada pela marca, inclusive por meio de ativações nas ruas de São Paulo, especialmente no metrô. Com a repercussão, a parceria enfrentou críticas do vereador Nabil Bonduki (PT), que chegou a apontar a condução do acordo como irregular. Nas redes, o político declarou: "Negociaram um marco da cidade a preço de Banana!"
A prefeitura cedeu o Largo da Batata para a Ruffles (PepsiCo) por 2 anos por um valor irrisório.
— Nabil Bonduki 🏡 (@NabilBondukiSP) December 13, 2024
Negociaram um marco da cidade a preço de Banana!
Entenda os detalhes desse absurdo: pic.twitter.com/2TApQ4EXlt