Academia fecha acordo global com a plataforma a partir de 2029
As principais premiações do cinema internacional anunciaram, nesta quarta-feira (17), movimentos estratégicos que reforçam a expansão global do audiovisual e a aproximação com novas plataformas e mercados. De um lado, a Academy of Motion Picture Arts and Sciences firmou um acordo multianual com o YouTube para a transmissão global exclusiva do Oscar a partir de 2029. De outro, o Golden Globes confirmou a realização de um evento oficial no Brasil, com edição marcada para março de 2026, no Rio de Janeiro.
A parceria entre a Academy e o YouTube concede à plataforma os direitos globais exclusivos de exibição do Oscar a partir da 101ª cerimônia, em 2029, com validade até 2033. Pelo acordo, a premiação, incluindo tapete vermelho, bastidores, acesso ao Governors Ball e outros conteúdos, será transmitida ao vivo e gratuitamente para mais de 2 bilhões de usuários em todo o mundo pelo YouTube, além de estar disponível para assinantes do YouTube TV nos Estados Unidos.
Além da cerimônia principal, o canal oficial do Oscar no YouTube passará a concentrar outros conteúdos e eventos da academia, como o Governors Awards, o anúncio dos indicados, o almoço dos nomeados, o Student Academy Awards, o Scientific and Technical Awards, entrevistas com cineastas e membros da instituição, programas educacionais e podcasts. A iniciativa inclui ainda a atuação do Google Arts & Culture, que dará acesso digital a exposições do Academy Museum e apoiará a digitalização de partes do acervo da Academy, que reúne mais de 52 milhões de itens relacionados à história do cinema.
“Estamos entusiasmados em iniciar uma parceria global multifacetada com o YouTube para que ele se torne o futuro lar do Oscar e da nossa programação anual”, afirmou Bill Kramer, CEO da Academy. “Essa colaboração permitirá ampliar o acesso ao trabalho da Academy para o maior público global possível, ao mesmo tempo em que honra nosso legado", completou Lynette Howell Taylor, presidente da instituição.
Apesar do novo acordo, a parceria doméstica do Oscar nos Estados Unidos segue com a Disney ABC até a 100ª edição da premiação, em 2028, assim como o acordo internacional com a Buena Vista International, do grupo Disney.
Golden Globes anuncia edição brasileira em 2026
No Brasil, o Golden Globes anunciou a realização do Golden Globes Tribute Awards no Rio de Janeiro, marcando a primeira edição do evento no país. A cerimônia acontece em 18 de março de 2026, no Copacabana Palace, e foi anunciada nesta quarta-feira (17), no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.
O evento será realizado por meio de uma parceria entre o Golden Globes, a Urland Ventures e a Prefeitura do Rio de Janeiro, com o objetivo de homenagear artistas e criadores brasileiros cujas obras conquistaram reconhecimento internacional. A programação inclui tapete vermelho, recepção, jantar de gala, cerimônia de homenagens e show de encerramento com um artista brasileiro.
A expectativa é reunir cerca de 350 convidados, entre atores, diretores, produtores, executivos da indústria audiovisual, líderes de marcas investidoras do cinema e personalidades culturais do Brasil e do exterior.
Uri Singer, da Urland Ventures LLC, detentora da licença oficial do Golden Globes Tribute Gala Brazil, destacou o potencial de expansão do projeto. “Um evento do Golden Globes no Rio trará uma grande visibilidade para o Brasil e o Rio. Se o Tribute Awards for o sucesso que esperamos, poderemos não apenas levá-lo a outros países, mas também voltar à cidade.”
No Brasil, o evento será realizado por meio de uma sociedade entre Raoni Carneiro e João Paulo Affonseca com Uri Singer e Orlando John, da Urland Ventures, com produção da Musicalize. A Ello Agency responde pela estratégia e execução das relações públicas.
Imagem do topo: Divulgação