Os vencedores receberão os diplomas no próximo dia 5, na cerimônia de entrega do Colunistas 2023
Os dez redatores e os dez diretores de arte mais premiados no Colunistas São Paulo 2023 serão homenageados com o diploma do Prêmio Alex, cuja cerimônia de entrega ocorre no próximo dia 5, na ESPM, em São Paulo.
Entre os 107 diretores de arte citados como responsáveis pelos trabalhos concorrentes, se destacaram no Top 10 do Colunistas São Paulo, em ordem alfabética, Caio Stucchi-Zucchi, Dani Keiko, Diego Guerhardt, Guilherme Martins, Gustavo Souza, João Corazza, Leandro Vilas, Ligia Fava, Pedro Galdi e Tom Soraire.
E, entre os 81 redatores, Adriano Sato, Caique Llaguno, Gustavo Helaehil, Bruno Anibal, Júnior Alves, Nathalie Lourenço, Pedro Rosadas, Pedro Teles, Victor Sotero e Yan Prado.
Para chegar ao ranking dos melhores criativos, a organização fez a tabulação das fichas técnicas informadas pelas agências e produtoras inscritas, dentro do mesmo critério que pontuam as empresas concorrentes, ou seja, 15 pontos para cada GP, dez para as medalhas de Ouro, seis para as de Prata, três para os Bronzes e um para os Finalistas, cada trabalho tendo ainda pesos diferentes para valorizar campanhas, séries ou peças isoladas.
O nome da premiação especial do Colunistas São Paulo para os redatores e diretores de arte é uma homenagem ao publicitário Alex Periscinoto, que comandou a agência Almap - atual AlmapBBDO - e faleceu em 2021, sendo considerado um dos criativos mais importantes da história da publicidade brasileira.
Prêmio Colunistas
Entre os vencedores do Colunistas São Paulo estão a Africa Creative, que venceu como Agência do Ano, além de ter conquistado três Grandes Prêmios (Branded Content, Design e Mídia Digital), oito Ouros, quatro Pratas e um Bronze.
A DM9 aparece na sequência, tendo conquistado o GP de RP com 'Cost of gold' para Uhiri Associação Yanomami. A Ambev foi escolhida o Anunciante do Ano. Icaro Doria, presidente e CCO da DM9, foi o Publicitário, enquanto Aldo Pini, ex-CSO da Africa Creative que hoje está na Le Pub, ficou com o título de Profissional de Propaganda do Ano.
Colunistas Norte Nordeste e Brasil
Em 2023, a Propeg foi eleita a agência do ano do prêmio Colunistas Norte-Nordeste. A agência foi premiada com quatro Grandes Prêmios. O prêmio também reconheceu Ricardo Lira, da Avesso, como Publicitário do Ano, e Danilo Blume, do grupo Phocus, como Profissional de Propaganda. Entre os anunciantes, o título ficou com a Pixbet.
No Colunistas Brasil 2023, a Africa Creative como a Agência de Comunicação do Ano. Sérgio Gordilho, copresidente e CCO, e Marcio Santoro, copresidente e cofundador da agência, foram escolhidos como Publicitários do Ano. Emerson Braga, da Propeg, foi eleito o Profissional de Propaganda do Ano.