O Festival Internacional de Criatividade de Cannes anuncia o lançamento de duas novas categorias para sua edição 2019. São elas Creative Strategy Lions, que tem foco em estratégia e vai julgar “a ideia por trás da ideia”,  e Entertainment Lions for Sports, que reconhece a criatividade que une marcas e consumidores através da paixão pelo esporte.  Por outro lado, Cannes encerra a categoria Product Design , que será uma sub-categoria dentro de Innovation Lions. 

O evento também apresentou um novo sub-evento chamado CLX, em parceria com a Medialink (empresa que pertence à Ascential, mesma dona do Cannes Lions). Ele foi pensado para conectar pessoas e trazer conhecimento para os profissionais de agências e anunciantes sobre como pensam os principais criadores de conteúdo do mundo, além de experts em entretenimento.  O evento será aberto aos delegados e terá mesas de debate e experiências imersivas com foco em um mercado em transformação e que está em busca de conteúdos cada vez mais engajadores e envolventes.

As novidades foram apresentadas nesta quinta-feira (1). “É uma pequena mostra de como será o festival em 2019, sempre com foco em celebrar a força da grande criatividade, que, agora, é acelerada por dados e tecnologia”, afirmou Philip Thomas, CEO do Cannes Lions.

Segundo ele, as mudanças para 2019 seguem uma trilha iniciada em 2018, quando o festival reduziu sua duração para apenas cinco dias, além da introdução das tracks temáticas que dividem o conteúdo e as categorias do festival em nove áreas (como reach, communications, craft e outras mais), e a redução do total de inscrições de uma mesma peça para apenas seis. “Já havíamos feito muitas mudanças em 2018, com a introdução das tracks temáticas e da redução do total de inscrições de uma mesma peça. Agora são apenas seis, o que abre espaço para reconhecermos outros trabalhos e as especificidades de cada categoria. Em 2019, são menos mudanças, mas que também são fruto de reflexões que tivemos com nossos amigos da indústria, a quem agradecemos muito”, afirmou.

Novas áreas
A categoria Creative Strategy Lions foi definida como aquela que premia “a ideia por trás da ideia”. Na prática, é uma forma de celebrar o pensamento estratégico das campanhas, podendo ser até considerado um Leão para o planejamento e a estratégia. “Era preciso reconhecer a criatividade que, aplicada de forma integral ao planejamento estratégico, é capaz de reinventar negócios e influenciar consumidores”, explicou Simon Cook, diretor de excelência criativa do Cannes Lions. A nova categoria está alocada dentro da track Reach, onde também estão as áreas PR, Direct, Media, Creative Data e Social & Influencer.

A outra novidadade, Entertainment Lions for Sports é uma forma de reconhecer o potencial dos esportes, seja através de ligas, clubes, modalidades, para ativar as relações entre marcas e consumidores de uma forma bastante densa, como geralmente ocorre com esportes, em um movimento acelerado por tecnologias e plataformas. “Temos a inteligência artificial, machine learning, wereables, dentre outras tecnologias, oferecendo mais oportunidades para transformar consumidores em fãs das marcas, através de experiências”, avalia Cook. A categoria estará na track Entertainment, ao lado de Entertainment Lions e Entertainment Lions for Music.

A queda da categoria Product Design é vista por Cannes como uma evolução do modelo apresentado em 2018. Notou-se que a área era muito focada em inovação de produto, o que poderia muito bem ser abraçado pela categoria Innovation Lions, que passa a ter uma sub-categoria voltada a inovação em produto.

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