As inscrições para a 30ª edição do Epica Awards – premiação internacional de criatividade que é realizada desde 1987 e tem como principal característica o júri, formado apenas por jornalistas de publicações especializadas – estão abertas e seguem até o próximo dia 30. Este ano, o Brasil será destaque no Epica, já que uma nova categoria foi anunciada: a Olympic Games, que reconhecerá as melhores criações feitas para os Jogos Olímpicos Rio 2016.

 

Divulgação

Podem concorrer na nova categoria trabalhos de vários meios, do impresso ao digital, independentemente se os anunciantes tenham sido ou não patrocinadores oficiais dos Jogos Olímpicos. A cerimônia com o anúncio dos melhores trabalhos será no dia 17 de novembro, em Berlim.

O diretor-editorial do Epica, Mark Tungate, acredita que bons trabalhos estão a caminho do prêmio e a nova categoria contribui para isso. “Grandes eventos esportivos como os Jogos Olímpicos são um ímã para a criatividade e parecem agitar o espírito competitivo das marcas, mesmo que elas não sejam patrocinadores oficiais”, disse.

Aniversário
Este ano o Epica Awards completa 30 anos com uma programação intensa de conteúdo, além da cerimônia de premiação. Para esta edição, mais de 60 editores e jornalistas especializados em marketing e comunicação compõem o júri, incluindo profissionais de veículos como Adweek e o alemão Werben & Verkaufen.

Desde sua criação, o prêmio visa reconhecer trabalhos criativos de toda a indústria da comunicação e, assim, contribuir para que agências, produtoras, fotógrafos e designers possam se destacar em um cenário internacional.

Mais de 70 países já inscreveram no Epica, que é dividido em categorias e subcategorias, totalizando mais de 70 prêmios. Gastronomia, artes e entretenimento são algumas das áreas premiadas, assim como mobile, rádio e usos diferentes de mídia. Todos os detalhes sobre as inscrições estão disponíveis no site do evento (www.epica-awards.com).

Publicação
A exemplo das outras edições, o Epica Awards 2016 resultará em um livro com detalhes do processo criativo de todos os vencedores e também das criações que obtiverem alta pontuação.

A 29ª edição do Epica Book já foi publicada e reúne mais de 400 páginas sobre criatividade e inspiração, editadas pela Bloomsburry. Além das peças vencedoras em 2015, a atual edição do livro traz uma introdução feita por Matt Eastwood, CCO global da J. Walter Thompson.

O material reúne ainda entrevista com diversos profissionais renomados no cenário internacional, entre eles David Lubars, chairman e CCO da BBDO; Ben Tollett; Malcolm Poynton, CCO da Cheil; Masato Kosukegawa, diretor-criativo da Shiseido; e Bas Korsten, diretor-executivo da J. Walter Thompson de Amsterdam.