Urbia investiu R$ 133 milhões em infraestrutura e segurança
O Parque do Ibirapuera completará 70 anos no dia 21 de agosto de 2024. Símbolo de São Paulo, a área de 1.584.000 metros quadrados projetada pelos arquitetos Oscar Niemeyer, Ulhôa Cavalcanti, Zenon Lotufo, Eduardo Kneese de Mello e Ícaro de Castro Mello e pelo paisagista Augusto Teixeira Mendes guarda uma ligação emocional com o paulistano, agora passível de ser estendida também às marcas.
Em 2019, o parque passou a ser administrado pela Construcap, sob o nome Urbia, em contrato assinado com a Prefeitura de São Paulo e oficializado um ano depois. No total, a Urbia investiu R$ 133 milhões em obras de infraestrutura e segurança desde que assumiu a concessão. Em 2024, são esperados mais R$ 70 milhões.
A empresa detém concessões para a gestão de parques públicos da capital paulista e da região sul do país. Em São Paulo, é responsável pelo Ibirapuera, Tenente Brigadeiro Faria Lima, Jacintho Alberto, Jardim Felicidade, Eucaliptos e Lajeado, além do Horto Florestal e Parque da Cantareira, ambos localizados na Zona Norte de São Paulo. No Rio Grande do Sul, gerencia as áreas de visitação dos Parques Nacionais de Aparados da Serra e Serra Geral (Cânions), em Cambará do Sul. Atua também no Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, no Paraná.
Passeio das marcas
Nike, Centauro, Renault, Braskem, Ambev, 3 Corações, Kibon e RedBull possuem contratos anuais com o Ibirapuera, que ainda tem acordos pontuais com outras marcas. O desafio é viabilizar espaços de qualidade, práticas esportivas, gastronomia e áreas de relaxamento. As parcerias também aceleram a realização de projetos que necessitam de aporte financeiro e auxiliam nas soluções de uso dos espaços.
“É fundamental que as marcas estejam conectadas e em sintonia com os nossos conceitos de gestão. Garantimos o equilíbrio dos espaços, com adequações que não impactem o ambiente natural. Oferecemos espaços com muita natureza e preservação ambiental em harmonia com o uso humano. Dar acesso à população a esses espaços verdes, dentro da maior metrópole do país, é a nossa missão”, afirma Samuel Lloyd, diretor-comercial da Urbia.
A primeira parceria foi firmada com o Grupo SBF, detentor da Centauro e Fisia, representante oficial da Nike no Brasil. A grife norte-americana ergueu cinco espaços multiesportivos abertos para o público e, em 2022, reformou duas quadras de basquete, melhorou o campo de futebol society, inaugurou duas quadras de areia e um espaço dedicado ao skate. Treinos gratuitos de futebol e corrida também são ofertados.
“Temos como missão tornar o esporte um hábito diário para todos. Estar no Ibirapuera significa estar no coração dos apaixonados por esportes em São Paulo, o que acaba sendo uma conexão cada vez mais próxima e real da Nike com os seus consumidores”, argumenta Gustavo Viana, diretor de marketing da Fisia.
O parque também abriga duas quadras poliesportivas patrocinadas por Gatorade e duas quadras de tênis apoiadas pela Renault, responsável ainda pela instalação de três carregadores para automóveis elétricos. Já a Centauro montou uma arena com cerca de mil metros quadrados e três andares. Segundo Fernanda Arechavaleta, diretora de marketing e reputação da varejista, a ideia surgiu com o propósito de transformar o espaço em um “epicentro dos entusiastas do esporte”, conectando o público com marcas por meio de experiências, serviços e conteúdos.
“A nossa ideia é incentivar e servir a jornada esportiva de milhões de pessoas, englobando aqueles que praticam atividade física, que consomem esporte enquanto entretenimento, ou que vivem esse lifestyle para, assim, nos tornarmos o varejo esportivo preferido de consumidores e marcas”, planeja a executiva.
Aulas de diversas modalidades, eventos, aluguel de bolas, raquetes e tapetes de ioga, além de pequenos reparos em skates e bicicletas, fazem parte do escopo de serviços gratuitos prestados ao público. Há ainda uma área para experimentar tênis, operada com parceiros. “Estamos cada vez mais alinhados ao propósito da marca: mobilizar pessoas, impulsionar o esporte e transformar vidas”, sublinha Fernanda.
A Centauro também reformou a pista de cooper, instalou nove estações de alongamento e oito de ginástica. “Acreditamos no poder transformador do esporte. É uma oportunidade de nos aproximarmos do nosso público e aprimorarmos a experiência esportiva no maior parque da América Latina”, emenda Fernanda.
Na gastronomia, o apoio é da Ambev. Desde 2021, a empresa contribui para aprimorar a infraestrutura e a padronização de produtos. Já a categoria de cafés é de responsabilidade da 3 Corações, marca oficial de cafeteria do Ibirapuera. Ela apoia também eventos culturais.
Lixo zero
Ao lado da Braskem, a Urbia investiu no ‘Plano de gerenciamento de resíduos’, encurtando em dois anos a conquista da marca Lixo Zero. O próximo passo é fazer do Ibirapuera o parque mais sustentável da América Latina até 2030, por meio de ações de conscientização sobre o correto descarte do lixo.
Os resíduos são enviados à ‘Central de reciclagem’, que otimiza a separação e diminui os riscos de contágio, levando ainda educação ambiental a escolas visitantes.
“Queremos contribuir com ações que promovam a conscientização sobre consumo consciente e descarte adequado do lixo, e reforçar que, se descartado adequadamente, o plástico cumpre um papel importante e positivo no nosso dia a dia”, reitera Ana Laura Sivieri, diretora de marketing e comunicação da Braskem, responsável pelas 500 lixeiras disponíveis no Ibirapuera. Elas ganharam um novo design para receber a logomarca da empresa e instruções de descarte dos materiais.
Leia a íntegra da reportagem na edição impressa do dia 22 de janeiro