O publicitário foi a mente por trás das propagandas mais marcantes da publicidade brasileira

Um dos maiores nomes para o mercado publicitário do Brasil, Washington Olivetto, faleceu neste domingo (13). Não foi por acaso que o profissional venceu mais de 50 Leões em Cannes, ele deixou um legado com trabalhos memoráveis para o mercado e para os espectadores.

Relembre alguns dos trabalhos mais importantes de Washington Olivetto para a publicidade brasileira:

Garoto Bombril
Foi em sua passagem pela DPZ, ao lado do diretor de arte Francesc Petit, que o publicitário criou o personagem que marcou a publicidade brasileira, o Garoto Bombril. A campanha da Bombril estrelada por Carlos Moreno foi digna de um record registrado no Guinness Book em 1994, como a propaganda que se manteve mais tempo no ar com o mesmo ator.

Primeiro Sutiã
"O Primeiro Sutiã a gente nunca esquece" foi um comercial da Valisère, criado pelo publicitário em 1987 já na agência: W/GGK. Se tornou um dos mais relevantes da história da publicidade brasileira pois abordou temas como a feminilidade e a puberdade em uma época onde não se tinha muita abertura para esses temas. Esse comercial chegou a entrar na lista dos 100 maiores do mundo.

Cachorrinho da Cofap
Um outro personagem criado por Washington Olivetto que deixou sua marca na história da publicidade brasileira foi o cachorrinho da Cofap, marca de amortecedores. O comercial foi exibido entre a década de 1980 e 1990.

O Homem de 40 Anos
O comercial "O Homem de 40 Anos", criado para a CNP (Companhia Nacional de Petróleo), é considerado um dos trabalhos mais importantes da carreira de Washington Olivetto.  A peça, era na verdade um na verdade, um anúncio de jornal, que repercutiu tanto, que foi transmitida na TV, ganhou um Leão de Ouro, no Festival de Cannes e tornou-se projeto de lei pelo fim do etarismo em anúncios de emprego.

'Hitler'
Um outro comercial de Washington Olivetto entrou na lista dos 100 maiores do mundo: Hitler. Criado para a Folha de S.Paulo em 1987, se tornou um dos mais polêmicos da história da publicidade. O vídeo traz uma narração que cita diversos feitos positivos para a Alemanha, no fim, a imagem de Adolf Hitler aparece, junto com a mensagem: “É possível contar um monte de mentiras dizendo só a verdade”. A intenção era alertar sobre o poder de manipulação na comunicação.

Democracia Corinthiana
Corinthiano fanático, Washington criou em 1981, década em que a ditadura militar acontecia no Brasil, um dos movimentos mais marcantes para o Corinthians e para a política brasileira, o Democracia Corinthiana. Naquela época, ele ocupava o cargo de vice-presidente de marketing do clube. A ação é lembrada e vivida até hoje pelo time e seus torcedores.