Iniciativa mira histórias com apelo internacional para projetos multiplataforma
A Pródigo Filmes e a editora Devir anunciaram uma parceria estratégica voltada ao desenvolvimento de propriedades intelectuais com potencial para adaptações audiovisuais. A iniciativa combina a experiência da produtora em longas, séries e projetos multiplataforma com a curadoria editorial da Devir.
O acordo prevê um mapeamento conjunto de histórias — nacionais e internacionais — que possam ser transformadas em séries, longas-metragens e franquias para diferentes formatos, incluindo cinema, TV e plataformas de streaming. A seleção priorizará obras com premissas universais, personagens fortes, universos narrativos expansivos e apelo internacional.
Segundo Paulo Roberto Silva Junior, gerente editorial e de marketing da Devir, o trabalho envolve analisar títulos disponíveis para negociação. “O trabalho da Devir será identificar propriedades intelectuais cujos direitos autorais estejam disponíveis para os mercados propostos, acompanhadas de uma análise editorial que permita, a critério da produtora, sua adaptação para novas mídias”, afirma.
A parceria tem o objetivo de reforçar o movimento da Pródigo de ampliar seu pipeline criativo e buscar IPs capazes de originar franquias. Para Beto Gauss, CEO e produtor da companhia, o potencial narrativo do catálogo da editora é um dos pilares da colaboração. “Acreditamos no poder das boas histórias, e as obras publicadas pela Devir são um verdadeiro celeiro de imaginação e personagens inesquecíveis. Queremos transformar essas narrativas em experiências audiovisuais capazes de emocionar o público e revelar novas franquias com potencial global”, diz.
A expectativa é que o trabalho de curadoria dê origem a projetos que dialoguem com mercados distintos e ampliem a presença de IPs brasileiros e internacionais no audiovisual.