Dados da FilmBrazil mostraram que as exportações se concentraram em 54% nas produtoras de imagens, 21% em áudio e 20% em animação
Plataforma de internacionalização da Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais (Apro), em parceria com a ApexBrasil, a FilmBrazil apresentou os dados sobre a exportação de produções publicitárias em 2024.
No ano passado, as produtoras ligadas à Filmbrazil alcançaram juntas a marca de USD 54,7 milhões em projetos publicitários, o maior valor desde 2018. No primeiro semestre de 2024, as exportações se concentraram em 54% nas produtoras de imagens, 21% em áudio e 20% em animação.
Os dados, coletados a partir do Registro da Ancine e de um levantamento com as produtoras associadas à FilmBrazil, mostram uma conversão de 74% dos projetos orçados foram realizados e exportados, resultando em um crescimento de 7% em relação ao ano anterior.
Os dados também revelam que as cidades que mais se destacaram na prestação de serviços de produção "production service" em 2024 foram Rio de Janeiro, com 53%, e São Paulo, com 33%.
Os principais países que importaram projetos brasileiros foram os EUA (18%), seguidos pelo Reino Unido (9%) e, na sequência, México e Espanha (ambas com 8%).
"Hoje contamos com a visibilidade que teremos em Cannes - sendo o primeiro país homenageado por sua criatividade - e com a conquista do Oscar para 'Ainda estou aqui', a projeção é de crescimento e uma maior participação na indústria de produção audiovisual", disse Marianna Souza, presidente da Apro e gerente-executiva da FilmBrazil.
(Crédito: Foto de Johannes Blenke na Unsplash)