Depois de lançar o seu primeiro longa-metragem – “Quebrando o Tabu”, dirigido por Fernando Grostein Andrade, sócio-fundador da produtora, com abordagem sobre as políticas de repressão ao uso de drogas –, a Spray Filmes se prepara para novos desafios, sejam eles no meio cinematográfico ou publicitário, e passa por reformulação societária.

O agora ex-sócio e produtor Fernando Menocci sai da produtora para tocar outros projetos profissionais, e chega Daniela Andrade, executiva com 18 anos de experiência em RTV e passagens por agências como Africa, F/Nazca S&S e DM9DDB. Recentemente, também chegou à empresa Camila Faus, que já dirigiu a nova campanha da Gillette – melhor ano da sua vida –, e o comercial do Bob’s Rock in Rio.

Com três anos de vida, nascida em meio à crise de 2008, a produtora cresce 50% ao ano, segundo Andrade. Para 2011, a expansão prevista é de 100%. “Nós nascemos com a proposta de apresentar soluções novas e inteligentes”, afirma o diretor da produtora. É este motivo, inclusive, que o leva a acreditar que a crise passará longe da sua produtora.“Temos uma estrutura enxuta e, nestes momentos, quem está mais competitivo se sobressai”.

Em curto espaço de tempo, a produtora se orgulha de trabalhos desenvolvidos para clientes de grande porte, como Itaú, Brahma, Hipoglós e Mitsubishi. “O carro-chefe é a publicidade”, garante o executivo. “E participar da celebração dos 90 anos da Nestlé, com filme com a música ‘Emoções’, do cantor Roberto Carlos, em que uniu comerciais antigos e  cenas históricas e atuais e campanhas novas para relembrar um pouco da história da companhia foi um grande orgulho”, diz.

O momento é de euforia para a produtora também no mercado cinematográfico. “Quebrando o Tabu” foi inscrito para ser o filme brasileiro indicado ao Oscar, em 2012, e concorre com outros 14 filmes. “A sensação é de que nós botamos a sociedade para discutir. Mostramos que falar sobre o uso de drogas não é fazer apologia. É abrir o debate”, argumentou. O filme tem como personagem principal o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, além de entrevistas com os ex-presidentes norte-americanos Bill Clinton e Jimmy Carter, entre outras personalidades.

O diretor agora negocia com um estúdio de Londres, na Inglaterra, uma versão internacional do longa-metragem. Além disso, a produtora desenvolve um roteiro de ficção, com o roteirista de o “Rei Leão”, para uma comédia familiar a ser rodada nos EUA. “A nossa área de entretenimento está crescendo bem”, afirmou. A produtora também produziu um documentário para o jornal Folha de S. Paulo, um mix de publicidade com entretenimento. “Queremos trabalhar cada vez mais em sinergia com o melhor das duas áreas em soluções que dialoguem”, expressou Andrade.

A produtora se prepara também para entregar um conteúdo em publicidade, cinema e internet. “Vamos fazer trabalhos integrados em on e offline”, afirma Daniela Andrade, a nova sócia. Para ela, a sua experiência no mercado publicitário ajudará a produtora a conseguir mais trabalhos no mercado. “Pode facilitar e aumentar a demanda por produções nossas”. Com o incremento de produções que chegarão ao mercado com a sanção do PLC 116, que, entre outras pontos, institui a obrigatoriedade de 3h30 semanais de produção nacional, a executiva afirma que a empresa tem se preparado e está pronta para atender com qualidade as exigências do mercado.

por Marcos Bonfim