Empresas líderes do mercado compartilham números, insights e sua visão de futuro para um dos setores de mídia que mais crescem no país

O mercado de publicidade out of home no Brasil tem experimentado um crescimento notável nos últimos anos, impulsionado por inovações tecnológicas e uma abordagem cada vez mais estratégica e criativa.

Para entender o cenário do ponto de vista de quem está à frente deste setor no Brasil, o propmark conversou com diversas empresas líderes do setor, que dividiram insights valiosos e como elas estão moldando o futuro da publicidade OOH no país.

Criatividade
As agências criativas de OOH desempenham um papel crucial na evolução e impacto da publicidade, sendo responsáveis por transformar ideias inovadoras em campanhas visuais envolventes que capturam a atenção do público em espaços públicos estratégicos.

A Streetwise é uma agência que busca se destacar por sua abordagem estratégica na criação de campanhas OOH. João SantAnna, diretor de estratégia da agência, compartilhou detalhes sobre o processo de criação de campanhas: “Tudo começa com um profundo estudo do target da marca em questão, feito pela mídia, a partir de ferramentas proprietárias: a Streetplan é uma delas. É ela quem vai direcionar o olhar para o melhor mix de canais de OOH, recomendado para o anunciante”, conta.

A partir disso, a Streetwise terá em mãos o Mapa de Canais. “Com ele, entra em cena o planejamento estratégico para decupar todas as variações de mensagens, atribuindo à vocação de cada canal um papel de conteúdo dentro da jornada do target. Ou seja, o Mapa de Mensagem que deverá inspirar a criação na concepção para os diferentes formatos. Por fim, a produção fica alinhada em 100% dos criativos veiculados, assegurando tempo de leitura, transições e movimentos adequados, além de garantir checkings diários durante toda a campanha”, conta.

SantAnna também destacou alguns cases de sucesso recentes. “A promoção ‘2 Whopper por R$ 25’ do Burger King, por exemplo, usou o OOH de forma intensiva e personalizada. Os resultados foram expressivos porque utilizaram recursos criativos de personalização da oferta, comunicaram atributos do produto de acordo com a localidade, enveloparam o entorno de suas lojas e direcionaram as pessoas com dezenas de ocasiões de consumo.”

Outro exemplo foi a campanha de regionalização para a Anhanguera da Cogna, que envolveu mais de 400 finalizações diferentes para respeitar as características locais. “Já para o Santander, fizemos um uso inovador do OOH com um break exclusivo antes do lançamento de um filme no ‘Fantástico’, pegando toda audiência no primetime das ruas; e também ficamos por 24 horas ininterruptas nas ruas com o formato inovador ‘Blast’”, explica SantAnna.

Leia a matéria completa na edição do propmark de 22 de julho de 2024