Na campanha, as frutas, que remetem aos sabores mais vendidos dos cigarros eletrônicos, são ilustradas em forma de pulmões comprometidos

Assinada pela Propeg, a nova campanha do governo do estado do Rio de Janeiro quer conscientizar contra o fumo, em especial contra o cigarro eletrônico, popularmente conhecido como "vape".

A iniciativa busca desmistificar, principalmente entre os jovens e adolescentes, a percepção de que o vape seria menos nocivo que o cigarro convencional. A ação reforça a mensagem de que o vape, além de ser proibido no  Brasil, acarreta sérias consequências para a saúde pulmonar.

A estratégia da campanha visa gerar um impacto tanto visual quanto cognitivo, utilizando peças criativas que estabelecem uma ligação direta entre os atrativos sabores dos vapes e as consequências físicas do seu consumo.                              

O conceito criativo é impactante: frutas, que remetem aos sabores mais vendidos dos cigarros eletrônicos, são ilustradas em forma de pulmões comprometidos.

"Hoje, um em cada nove adolescentes brasileiros usa cigarro eletrônico. O sabor é o fator que mais seduz esses jovens. Por isso, nossa mensagem precisava ser clara, forte e impossível de ignorar", afirma Rodrigo Cardoso, diretor de arte da campanha.