Impulsionada por search, operação encerrou o intervalo compreendido entre abril e junho com US$ 56,2 bilhões

A Alphabet, dona do Google, apresentou nesta terça-feira (26) os resultados do segundo trimestre do ano com lucro líquido de US$ 16,002 bilhões. O resultado é 13,62% inferior ao apresentado um ano antes quando acumulou US$ 18,525 bilhões.

Apesar da desaceleração, a holding viu o investimento publicitário no Google crescer 11,6% e acumular US$ 56,2 bilhões, impulsionado por Search. Desse total, US$ 7,3 bilhões vieram do YouTube, com alta de 4,3% sobre o período similar de 2021.

Os números da big tech com anúncios responderam por 76,2% de toda a receita obtida pelo conglomerado, que fechou o trimestre com US$ 69,9 bilhões. O número reflete alta de 13% sobre 2021, quando encerrou o segundo trimestre com US$ 61,9 bilhões.  

"No segundo trimestre, nosso desempenho foi impulsionado pelo Search e Nuvem. Os investimentos que fizemos ao longo dos anos em IA e computação estão ajudando a tornar nossos serviços particularmente valiosos para os consumidores e altamente eficazes para empresas de todos os tamanhos. À medida que aprimoramos nosso foco, continuaremos a investir com responsabilidade em ciência da computação profunda para o longo prazo", afirma Sundar Pichai, CEO d Alphabet e do Google.

Até o momento, o Google é a primeira big tech com alta penetração no mercado publicitário a apresentar lucro no segundo trimestre. Companhias como Snapchat e o Twitter registraram prejuízos, levantando questionamentos sobre a eficiência dessas empresas para lidar com uma economia mais fraca e inflação global.